O prefeito Nelson Bugalho participou nesta segunda-feira (18/2), da reunião ordinária do Cisorp (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista). O prefeito preside a entidade, que tem como objetivo concretizar o projeto de criação de um aterro sanitário regional.

Durante o encontro foram tratados assuntos relacionados à gestão do projeto e definição de diretrizes para a elaboração do Plano Regional de Resíduos Sólidos, como regulamentação em conformidade com as normas da Cestesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, finalização e instalação de vazadouros, entre outros assuntos.

O prefeito Nelson Bugalho informou que até o segundo semestre de 2020 ocorrerá a instalação do vazadouro do aterro. Ele sugeriu também que o cargo de diretor executivo seja ocupado em definitivo, a partir de março, e que o atual ocupante, Mateus Godoi, seja convidado para ser efetivado.

Mateus Godoy fez uma apresentação com informações sobre o acordo de cooperação da entidade firmado recentemente com o Instituto de Cidades Inteligentes. Por meio da parceria será possível alinhar questões técnicas, operacionais e administrativas para a implantação do consórcio.

Os técnicos da Cetesb também apresentaram durante a reunião o Sistema de Gerenciamento On Line de Resíduos Sólidos, que faz o mapeamento e monitoramento da gestão dos restos de RCD (resíduos de construção e demolição) rastreando etapas que vão da geração, ao transporte, até o descarte.

Atualmente integram o consórcio os seguintes municípios: Álvares Machado, Caiabu, Marília, Martinópolis, Paraguaçu Paulista, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Rancharia e Santo Expedito, Regente Feijó e Santo Anastácio.

O Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos é gerido por repasses proporcionais dos municípios, e o investimento de cada Prefeitura é realizado de acordo com a quantidade de lixo que cada município irá descartar.

A próxima reunião dos integrantes do Consórcio ocorre em março.