Arroz, feijão, frango desfiado, salada completa, frutas e leite foram apenas alguns dos alimentos degustados pelas crianças da Escola Municipal Vilma Gianotti Martinez, do Parque Cedral, nesta segunda-feira (18/02). O cardápio variado compõe as quatro refeições diárias servidas aos pequenos, matriculados em ensino integral na unidade. Aqueles que permanecem apenas um período (4h20) se alimentam duas vezes por dia.

É assim em todas as unidades de ensino mantidas pelo município. Um cardápio variado e completo é preparado por uma equipe de mais de 200 cozinheiras, sob a supervisão criteriosa de nutricionistas. Os pratos são elaborados seguindo dois importantes critérios: a modalidade de ensino e a faixa etária das crianças. “Existe um cardápio específico para crianças do berçário, maternal, ensino infantil e fundamental, atendendo às necessidades nutricionais dos alunos”, diz a nutricionista Adriana Pretti.

Por conta do rompimento do convênio com o governo estadual, neste ano não há mais o fornecimento de alimentos para a rede estadual. Conforme a secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini, a pasta distribui cerca de 65 mil refeições diariamente aos alunos da rede municipal de ensino e das entidades filantrópicas vinculadas à Secretaria de Assistência Social. Quanto às unidades estaduais, as refeições estão sendo servidas por empresa terceirizada pelo governo estadual, não havendo qualquer relação com a prefeitura.

Além do atendimento direcionado para cada grupamento de alunos, crianças com intolerância a lactose, alergia ou outro tipo de restrição alimentar, podem solicitar uma dieta diferenciada. Conforme a coordenadora de Alimentação Escolar, Maria de Cássia Omito, basta o pai encaminhar à Seduc um laudo apontando as necessidades do filho, para que o serviço de alimentação possa elaborar um cardápio especial.