Semav avalia primeira semana da operação ‘Volta às Aulas’
menu Governo de Presidente Prudente

Semav avalia primeira semana da operação ‘Volta às Aulas’

Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019

Semav avalia primeira semana da operação ‘Volta às Aulas’

Os Departamentos de Fiscalização e Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública iniciaram na ultima segunda-feira dia 11 de fevereiro a operação ‘Volta às Aulas’, visando inibir irregularidades e garantir a segurança da população e principalmente dos estudantes.

Foram averiguadas diversas situações de desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), porém o principal objetivo é orientar e monitorar o trânsito defronte às escolas do município.

De acordo com o balanço realizado pela Semav, parar irregularmente é a principal infração cometida pelos motoristas nesta época do ano. Além desta, registra-se ainda o estacionamento em local proibido, não utilização do cinto de segurança principalmente no banco traseiro e transportar crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais estabelecidas neste no Código de Trânsito Brasileiro.

O coordenador de Educação para o Trânsito, Renato Gouvea recomenda que os motoristas não parem ou estacionem em fila dupla e sobre a faixa de pedestres, respeitem as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, fiquem atentos às placas de sinalização e respeitem as orientações dos agentes de trânsito.

Vale reforçar ainda que crianças menores de 10 anos deverão permanecer sempre no banco de trás e devem ser transportadas utilizando o bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação ou cinto de segurança, conforme legislação vigente. O coordenador recomenda que realizem o embarcar ou desembarcar pelo lado da calçada e procurem atravessar na faixa de pedestres.

O diretor de Fiscalização, Luiz Antônio Santos ressalta que os agentes também vão coibir os abusos praticados por motoristas principalmente nas imediações de escolas onde o fluxo de pedestres é mais intenso e que a operação Volta às Aulas deve continuar até o final do mês.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08