Descentralizar as atividades da Escola de Artes “Jupyra Cunha Marcondes” é um antigo sonho da administração municipal, em especial da Secretaria Municipal de Cultura. E na tarde desta segunda-feira (11/02) este anseio da classe cultural prudentina tornou-se realidade, com a assinatura do decreto 29.609/2019. Por meio dele, o prefeito Nelson Bugalho instituiu o programa “Camerata de Cordas Brasileiras de Presidente Prudente”.

Serão cursos de viola e violão, totalmente gratuitos, e que vão contemplar aproximadamente 100 alunos de qualquer faixa etária. A grande novidade, conforme o titular da Secult, José Fábio Sousa Nougueira, é que as aulas serão ministradas nas quatro regiões do município, ou seja, mais próximas da comunidade.

“Isso só foi possível graças ao apoio da Coordenadoria da Juventude, que vai ceder espaços nas praças para abrigar o programa”, disse Nougueira, em referência à parceria firmada com o coordenador municipal da Juventude, Thiago Oliveira.

Os cursos terão duração de 1 ano, com aulas semanais, e serão sediadas nas praças da juventude “Lucas Nalini Pachoalin” (Cohab), “Jaime Barbosa de Moura” (Humberto Salvador), além da Praça CEU (Parque Alvorada) e do Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antônio Sandoval Netto”. As inscrições têm início nesta terça-feira (12/02) e podem ser realizadas em qualquer uma dessas praças.

As aulas serão conduzidas por dois mestres dos instrumentos de corda: os artistas e servidores do município Bruno Sanches e Anderson Chizzolini. Por meio de aulas em grupo e atendimentos individuais, os professores pretendem levar ao público muito mais do que o ensino de um instrumento. “Queremos proporcionar uma experiência de aprendizado coletivo, em que cada indivíduo possa contribuir para que o outro evolua como cidadão. É por isso que o curso não terá separação de faixa etária. A proposta é que crianças, jovens, adultos e senhores compartilhem do mesmo aprendizado”, declarou Bruno, que é o idealizador do programa.

Em seu discurso, Bugalho lembrou que esta era uma das missões que ele havia assumido ainda durante a campanha. Para ele, investimentos como esse mudam a realidade de uma comunidade. "Não adianta: apenas a educação e a cultura serão capazes de transformar de verdade o nosso município e o nosso país”, declarou.

De acordo com o decreto, o programa terá por finalidade promover um resgate das raízes locais da música, em específico aos instrumentos de Violão e Viola; contribuir para a valorização da cultura musical, propondo transversalidade etária no desenvolvimento das atividades; promover encontros culturais dentre classes, gêneros e idades, em prol de uma tônica ao projeto pedagógico em questão; descentralizar as ações de música, promovendo encontros pertinentes em diversos pontos da cidade; estimular a sensibilidade, percepção e expressão cultural a toda a população, promovendo acesso gratuito e permanente; e, por fim, promover a aproximação e contato das atividades culturais para os munícipes de Presidente Prudente.