Após quase dois meses de um merecido descanso, os cerca de 19 mil alunos da rede municipal de ensino retornaram às salas de aula nesta segunda-feira (11/02). Em uma dessas unidades - a Escola Municipal Ocyr Azevedo -, a recepção foi também marcada por reações de surpresa e admiração, já que o prédio foi revitalizado em uma parceria da administração municipal com o Governo do Estado de São Paulo, em que reeducandos do Centro de Ressocialização de Montalvão refizeram a pintura do prédio.

O prefeito Nelson Bugalho e a secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini, recepcionaram os estudantes da escola do Jardim Eldorado e apresentaram as melhorias ali realizadas. Eles estavam acompanhados da diretora geral do Centro de Ressocialização, Mirian Barrocal Tardim Collete.

Construída em 1974, a EM Ocyr Azevedo é uma das maiores unidades de ensino de Prudente, atendendo a quase 400 alunos do ensino regular, do Programa de Educação Integral Cidadescola e também da sala de recursos (para alunos com deficiência física e intelectual).

O projeto

O Projeto Escola + Bonita, uma iniciativa das Secretarias de Estado da Educação, Administração Penitenciária e de Desenvolvimento Econômico prevê a revitalização de 2,1 mil escolas estaduais de São Paulo até 2020. Neste primeiro momento, somente na região oeste, 425 reeducandos do regime semiaberto realizam pintura em 18 escolas nos municípios de Birigui, Pacaembu, São José do Rio Preto, Valparaíso, Presidente Prudente, Lucélia, Mirandópolis, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau e Tupi Paulista.

Os cursos de pintura aos reeducandos possuem dois módulos, divididos em 25/horas de aulas teóricas e 75/horas de práticas. Além de recuperar prédios públicos e contribuir para oferecer melhores condições de ensino, o programa ainda permite que eles possam sair com uma profissão após o cumprimento de pena – com essa qualificação, eles podem trabalhar como pintores profissionais.