O governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer as alterações em horários de alguns serviços de saúde do município. As modificações foram adotadas em períodos pontuais do dia e não vão afetar o acesso da população à rede de urgência e emergência 24 horas por dia.

Nos casos dos Prontos Atendimentos do Jardim Santana e da Cohab, eles permanecem abertos diariamente das 19h às 7h. Só há mudança nos fins de semana, quando as unidades permaneciam abertas 24 horas, mas a partir da próxima semana, não abrirão durante o dia.

É importante ressaltar, porém, que toda a população continuará tendo à disposição as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da zona norte e do Ana Jacinta 24 horas por dia. “Tanto os PAs quanto as UPAs são serviços de urgência e emergência, ou seja, só se deve recorrer a elas nos casos emergenciais”, complementa o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Valmir Pinto.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Humberto Salvador passa a funcionar no mesmo horário de todas as demais ESFs da cidade, ou seja, de segunda a sexta, das 7h às 17h. Desde 2011, essa unidade específica funcionava até as 22h para atender à demanda que existia na zona norte. Porém, de lá para cá, diversos serviços já foram inaugurados na região, como as ESFs do Jardim Regina (2012), Bela Vista e João Domingos (2015), Jardim Leonor (21016), e por último a UPA 24h horas do Guanabara (2018). “Já que existem todos esses equipamentos de saúde à disposição do morador da zona norte, decidirmos por retornar o horário normal daquela ESF”, reforçou Valmir.

Por último, a Farmácia Central, localizada no cruzamento das Avenidas Brasil e Washington Luiz, atenderá até às 19h – não mais até as 23h. Mesmo com a mudança, a população pode retirar os medicamentos no local durante 12 horas por dia.

Essas adequações, conforme Valmir, devem gerar uma economia de aproximadamente R$ 1,5 milhão por ano aos cofres da prefeitura.