O prefeito Nelson Bugalho determinou a criação de um grupo executivo para acompanhamento da situação financeira do Governo de Presidente Prudente, como parte das estratégias para contenção de despesas e otimização da administração pública. O primeiro encontro oficial da comissão ocorreu na tarde desta quarta-feira (23/01), no Paço Municipal “Florivaldo Leal”.

Compõe o grupo o chefe de gabinete, Marcos Tadeu Cavalcante, o os secretários de Administração, Alberico Bezerra de Lima, Finanças, José Nivaldo Lucheti, Assuntos Jurídicos, Silvia Helena Ferreira Negrão, e o controlador interno, José Carlos Raposo.

A instituição do grupo é um dos pontos contidos no decreto n° 29.568/2019, publicado nesta terça-feira (22/01). O texto também prevê a exoneração de 10% dos servidores comissionados – o que, por si só, gerará uma economia aproximada de R$ 1,2 milhão por ano -, além da revisão de todos os contratos firmados pelas secretarias municipais, com o objetivo de reduzir em até 20% os seus valores.

O decreto também anunciou a criação de um almoxarifado central, com a tarefa de reduzir os gastos da administração municipal. “Com a centralização de todas as compras efetuadas pelas secretarias, teremos um controle maior sobre as despesas do município”, explicou Marcos Tadeu.

O penúltimo artigo do decreto estabelece que, em até 30 dias, ocorra o retorno de 30% dos servidores e estagiários cedidos a órgãos públicos e instituições que não fazem parte da administração direta municipal – exceto aqueles cedidos por força de lei.

Com todas as medidas anunciadas, a meta é reduzir em torno de R$ 4 milhões por mês as despesas da prefeitura, equilibrando os cofres do município. “São medidas necessárias para evitar que haja qualquer prejuízo ao cidadão nas áreas prioritárias, principalmente em saúde e educação, e honrar o salário e os benefícios de nossos servidores”, completou. O grupo de trabalho se reunirá, a princípio, uma vez por semana, sempre às segundas-feiras.

Os esforços da administração têm por objetivo evitar que Prudente passe por dificuldades como as enfrentadas por diversas outras cidades do país, inclusive de maior porte. Campinas, por exemplo, ainda está pagando o salário de dezembro e o 13º de seus funcionários. Por aqui, ambos os benefícios foram pagos exatamente na data prevista.