O Governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu mais uma vez à campanha Janeiro Roxo, que visa alertar sobre a Hanseníase. Cartazes foram encaminhados a todas as unidades de saúde do município como forma de chamar a atenção da comunidade sobre o que é e como identificar sinais da doença.

Em 2017, foram 11 registros na cidade. Já em 2018, foram seis casos. De acordo com a supervisora da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Elaine Bertacco, a doença ainda circula na cidade por conta da demora no diagnóstico por parte dos profissionais de saúde.

“Esses cartazes também estão sendo encaminhados aos fisioterapeutas e clínicas de dermatologia, para que eles fiquem alerta quanto aos sinais, como lesões e manchas na pele”, explicou.

Panfletos também foram distribuídos em igrejas católicas e evangélicas, como forma de chamar a atenção da comunidade.