Nesta sexta-feira (11/1) ocorre a segunda etapa da Operação Cata Treco, promovida pelo governo de Presidente Prudente e Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco).Neste segundo dia de mutirão, o número de caminhões destinados ao recolhimento de lixo aumentou de três para cinco, devido à grande quantidade de lixo recolhida na quinta-feira (10/1).

O objetivo é recolher materiais inservíveis e enviá-los ao descarte correto. Os caminhões da empresa estão circulando pelas ruas dos bairros Cohab, Cecap, Jardim Sabará, Parque Cedral, Jardim Jequitibás I e II, Residencial Servantes I e II, Jardim Balneário, Jardim Ouro Verde, Residencial Green Ville, Jardim Everest, Grupo Educacional Esquema, Jardim São Geraldo, Jardim Bela Vista, Jardim São Gabriel, Jardim Vale Verde, Parque Residencial Mediterrâneo, Parque Residencial Funada, Jardim Monte Alto, Jardim São Paulo, Jardim Santa Elisa e Jardim Santa Paula.

Segundo Marcos Rotta, coordenador do setor de limpeza da Prudenco, as equipes estão realizando o recolhimento de lixo domiciliar diferenciado até as 16h30.

Ele explica que tem ocorrido um grande descarte de móveis, principalmente sofás, restos de madeiras e metais e eletrodoméstico como fogões. Ele ressalta que não serão recolhidos entulhos de construções e televisores.

É importante tentar acondicionar o material em caixas de papelões ou sacos plásticos para evitar tanto a contaminação do solo como acidentes com as equipes que estão realizando o trabalho de recolhimento.

Todos os bairros da cidade receberão o Cata Treco, na próxima semana os bairros atingidos serão na região do Conjunto Habitacional Ana Jacinta e Jardim Vale do Sol. A programação será amplamente divulgada e vale lembrar que a Prudenco também mantém um serviço de agendamento para recolher o lixo diferenciado. O telefone é 18 3906-3001.

É importante descartar que o lixo descartado de forma irregular é crime ambiental e quem pratica o ato está sujeito à multas, cujo valor variam de acordo com a quantidade de lixo descartado irregularmente. A multa pode chegar a R$ 4 mil.

Mais informações sobre a operação Cata-Treco pelo telefone (18) 3906-3001