Em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (09/01), no gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal”, o prefeito Nelson Bugalho comunicou aos representantes da empresa de transporte coletivo Prudente Urbano que não irá aceitar a proposta de aumento da tarifa para R$ 4,35.

Nas negociações, o chefe do executivo propôs um reajuste bem inferior, elevando a tarifa para R$ 3,80, no caso de pagamento com o cartão de ônibus, e R$ 3,90 em dinheiro. A empresa irá analisar a oferta e uma nova reunião ocorrerá nesta quinta-feira (10/11), às 9h30, para a definição do reajuste.

Durante o encontro, o prefeito e servidores da Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav) apresentaram planilhas com a análise técnica da proposta de reajuste, com base nas informações prestadas pela empresa sobre gastos com combustível, insumos, manutenção dos veículos, recursos humanos, entre outras despesas.

O corpo técnico da Semav chegou a quatro possíveis valores para a tarifa, que variavam de R$ 4,07 a R$ 4,23. Apesar disso, Bugalho descartou a possibilidade de tamanho aumento na tarifa, tendo em vista o impacto desse reajuste sobre a vida dos usuários.

Dessa forma, propôs tarifa de R$ 3,80 e, em contrapartida, sugeriu outras formas de compensação à empresa, como a redução do ISS (Imposto Sobre Serviços) incidente sobre o transporte coletivo, o que implicaria em uma queda de aproximadamente R$ 90 mil por mês pela Prefeitura. “A prefeitura está disposta a dar a sua cota de sacrifício para poupar os usuários de um aumento tão expressivo na tarifa, que seria difícil de suportar”, declarou Bugalho, em entrevista à imprensa.

O prefeito ainda cobrou o início da operacionalização dos três terminais urbanos que ainda estão desativados (o da zona leste já está em plena operação). A princípio, a ideia é de que o da Zona Norte seja o primeiro a ser incorporado nos itinerários do transporte, a partir de 1º de fevereiro. O da zona sul está previsto para ser utilizado após 1º de março e, finalmente, o da zona oeste deve ser iniciado em abril. A variação nos prazos ocorre em função da necessidade de alterar itinerários de determinadas linhas.