O governo de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Controle de Zoonoses vai realizar no próximo sábado (12/1) na Praça do Residencial Monte Carlo, coleta de sangue em cães para diagnóstico preventivo da Leishmaniose. A coleta será na rua Adelaide Marasso Belão e as equipes permanecerão no local das 8h às 16 h.

Equipes do Centro de Controle de Zoonose já realizaram visitas domiciliares no Residencial Monte Carlo para coleta de sangue de cães para diagnóstico de LVC, porém, conforme a agente de zoonoses Maria Lúcia Matioli, muitos moradores estavam ausentes no momento da visita, oque impossibilitou a coleta, desta forma, será realizado o plantão das equipe do CCZ para que seja possível a realização do exame.

Todos os moradores devem levar os animais que ainda não realizaram a coleta preventiva, em especial os donos de animais que já receberam o comunicado deixado nas caixas de correios das casas, como também os proprietários que foram notificados.

É importante lembrar que é importante realizar o teste para identificar a doença, principalmente no Residencial Monte Carlos porque já houve registro de casos. O ideal é que o teste seja realizado a cada quatro meses.

Os principais sinais clínicos da leishmaniose visceral canina são emagrecimento, as lesões na pele, as feridas que não cicatrizam, queda de pelo, crescimento exagerado das unhas, lesões na ponta da orelhas e ao redor dos olhos.

A leishmaniose visceral é uma doença grave. Além dos efeitos negativos para a saúde do animal, a doença é transmissível ao humano, por isso é importante proteger a saúde do animal e de toda a família.

Outra medida importante para prevenir a doença é evitar a proliferação do mosquito-palha, inseto transmissor da leishmaniose. Medidas simples com a limpeza dos quintais e imóveis, removendo folhas secas, frutas em decomposição, fezes de animais e lixos de forma geral, bem como a poda regular das árvores são fundamentais para impedir a proliferação do mosquito.

Para a proteção individual dos cães recomenda-se o uso de coleiras repelentes (informe-se com seu veterinário sobre as formas e condições de uso deste produto).

O CCZ também realiza gratuitamente o exame. . O ambulatório funciona de segunda a sexta feira, das 8h às 12h e das 14 h às 17h. O endereço é Rua Castelo Branco nº 93, Parque Castelo Branco. O ambulatório funciona de segunda a sexta feira.

Fonte: Secretaria de Comunicação