A Fundação Inova Prudente foi favorecida com o Programa e Eficiência Energética da Energisa Sul-Sudeste/ Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica . O projeto prevê a troca de equipamentos elétricos antigos por mais novos, que consomem menos energia. O objetivo do PEE é promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

O projeto na Fundação Inova Prudente foi iniciado em outubro deste ano e prevê a substituição das 721 lâmpadas entre fluorescentes compactas tubulares e refletores por iluminação com lâmpadas de led, mais econômicas. Além disso, serão substituídos 44 aparelhos de ar-condicionado de modelos antigos, tipo janela, por modelos mais eficientes e que funcionam com baixo consumo de energia elétrica.

O investimento no projeto é de R$ 500 mil. De acordo com o engenheiro de Projetos e Obras da Energisa Sul-Sudeste, Guilherme Andrade Coelho, 445 lâmpadas já foram trocadas pelas de LED e 29 ares-condicionados pelo modelo “inverter”, mais eficiente.

O secretário de Tecnologia e Inovação Rogério Alessi explica as vantagens do programa: “Vamos reduzir em pelo menos 30% o consumo de energia, além disso, estamos recebendo equipamentos com uma maior durabilidade, manutenção mais barata e melhor qualidade”, explica.

O PEE da Fundação Inova deverá estar concluído no início de 2019.

Fonte: Secretaria de Comunicação