Biblioteca Municipal completa 74 anos com mais de 84 mil obras disponíveis
menu Governo de Presidente Prudente

Biblioteca Municipal completa 74 anos com mais de 84 mil obras disponíveis

Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018

Biblioteca Municipal completa 74 anos com mais de 84 mil obras disponíveis

Em 13 de dezembro de 1944, o então prefeito de Presidente Prudente, Domingos Leonardo Cerávolo, assinava a lei que criaria a Biblioteca Municipal da cidade. Setenta e quatro anos se passaram, o acervo bibliográfico cresceu, mas a missão permanece a mesma: oferecer aos cidadãos prudentinos o acesso gratuito à literatura em seus mais diversos gêneros – literatura infantil, infanto-juvenil, romances, autoajuda, livros técnicos, históricos, biografias, etc.

De acordo com o bibliotecário Murilo Tomiazi, o acervo conta atualmente com mais de 84 mil obras, incluindo livros, periódicos, CDs, DVDs, Fitas Cassetes, Gibis, revistas, entre outras peças. E engana-se quem pensa que as novas ferramentas tecnológicas afastaram o público das histórias em papel: são aproximadamente 67 mil acessos por ano, entre estudantes de ensino fundamental, médio e superior, pessoas que se preparam para concursos públicos, vestibulares, entre outros grupos.

Além disso, a biblioteca também desenvolve uma série de projetos paralelos de atendimento ao cidadão. Entre eles está o infocentro, que permite o acesso gratuito a computador com internet: são cerca de 6,5 mil acessos anuais.

“Outro projeto muito importante é o Tira Dúvida, em que a população pode se orientar com profissionais das áreas de português, matemática e geografia”, comenta Tomiazi. Há ainda o Projeto Carona, Projeto Lê no Ninho, Projeto Acessa Livros, entre vários outros, que contabilizam mais 40 mil acessos únicos ao ano.

Este último projeto, aliás, é um dos mais inovadores da Biblioteca, pois oferece uma série de obras literárias de graça para a população. “Não é um empréstimo, como os demais livros do acervo. Basta a pessoa escolher entre as obras disponíveis e levar para casa”, comenta Murilo. O projeto ocorre a cada 15 dias, sempre às quintas-feiras.

História

Fundada em 13 de dezembro de 1944 pelo então prefeito Domingos Leonardo Cerávolo para consulta e utilização da comunidade, recebeu a denominação de Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César, por ter sido ele o relator do projeto de Lei que criou o Município e Comarca de Presidente Prudente. O acervo inicial foi montado com doações de obras pertencentes à Academia Dr. Joaquim Murtinho e conta hoje com um acervo de mais de 80 mil títulos, além de jornais e revistas, acervo em braile, infocentro, biblioteca infantojuvenil, além de mídias eletrônicas. Fechando o ano de 2018, a Biblioteca Municipal conta com mais de 15 mil associados.

A Biblioteca passou por diferentes endereços na cidade. Em 1977 foi criado o “Palácio da Cultura Dr. Pedro Furquim”, que englobava a Biblioteca Municipal e os demais órgãos culturais do município. Funciona desde 2009 no Centro Cultural Matarazzo, totalmente revitalizado e restaurado para servir a população prudentina. Disponível para acesso de usuários para estudo, retirada de livros, pesquisa, infocentro, projetos de incentivo à leitura e produção de textos além de oferecer cursos e palestras eventuais durante o ano.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Galeria de Fotos

Autor: Iury Greghi
Autor: Iury Greghi
Autor: Iury Greghi
Autor: Iury Greghi

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08