Depois de receber quarenta e três (43) propostas de artistas, professores e agentes culturais para o exercício de 2019, uma comissão nomeada pelo Secretario Municipal de Cultura, José Fábio Sousa Nougueira, esteve reunida para analise documental e avaliação dos projetos que estarão na grade de programação do Programa Sociocultural e Artístico para o próximo ano no Centro Cultural Matarazzo.

Das propostas apresentadas, trinta e seis (36) foram aprovadas e os cursos, com previsão de início em março, são nas linguagens dança, artes visuais, fotografia, música, teatro, socioeducacional e projetos para portadores de necessidades especiais, aumentando em quase 50% o número de cursos de 2018. Assim, interfere no ganho de renda a vinte e sete (27) profissionais diretamente.

O novo formato de cursos e utilização dos espaços do Centro Cultural Matarazzo se deve ao Decreto 29.331/2018, assinado pelo Senhor Prefeito Nelson R. Bugalho, em 30 de outubro de 2018, que versa sobre a regulamentação e utilização dos espaços do Centro Cultural Matarazzo no que tange o Programa Sociocultural e Artístico do Governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, legalizando e mostrando transparência nas ações do Programa Sociocultural e Artístico.

O Decreto assinado pelo prefeito também prova a democratização dos espaços do Matarazzo beneficiando artistas, professores e agentes de cultura. Para isso, exige o máximo de profissionalismo dos que farão uso dos espaços. A comunidade, por sua vez, será beneficiada com cursos de qualidade e com profissionais competentes em todas as linguagens já citadas. O valor de investimento será abaixo do mercado devido à contrapartida oferecida pelo Governo permitindo ao profissional local completamente estruturado para receber os cursos. Além disso, oferece a manutenção, limpeza, água, luz e divulgação em nossos canais. O Centro Cultural Matarazzo possui toda a estrutura necessária além das regulamentações através de alvarás de funcionamento e AVCB concedidos pelos órgãos competentes.

O local é de fácil acesso para quem está no centro e em seus arredores, possui grande número de vagas para estacionamento, acessibilidade para portadores de necessidades especiais e atrativos como biblioteca, exposições, cinema, “internet”, além de poder conhecer um pouco da história das Indústrias Matarazzo, seus idealizadores, sua importância para o desenvolvimento da cidade.

Portanto, como já se mostrou num passado recente, a Secretaria Municipal de Cultura mais uma vez age de forma contrária comparando a ações culturais em cidades de grande porte e até algumas capitais. Regulamenta a utilização de espaço público valorizando o artista, professor, agente de cultura exigindo deles maior profissionalismo e qualidade nos cursos do Programa Sociocultural e Artístico.

Veja a lista dos cursos disponíveis para 2019 no link abaixo:

Inscrições, informações sobre vagas e valores a partir de 08 de janeiro (18) 3226-3399