O Programa Queijo Artesanal do Pontal (QAP) deu mais um passo para transformar a região de Presidente Prudente em referência na produção desse alimento. Nesta quarta-feira (05/12), foram iniciadas as capacitações dos produtores de queijo artesanal inscritos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp). Mais de 100 produtores se interessaram por aprimorar seus conhecimentos e melhorar as técnicas de produção e venda.

O primeiro encontro foi realizado no auditório da Etec “Doutor Antônio Eufrásio de Toledo” – antigo Colégio Agrícola – e foi conduzido pelo professor Alexandre Bertoncello, da Fatec e da Unoeste. “Nosso objetivo é motivá-los a entender a necessidade de agregar valor ao produto, não fiquem tão dependentes do laticínio e, consequentemente, melhorem a sua qualidade de vida”, declarou.

De acordo com o coordenador das capacitações, Luiz Henrique Miguel Ferreira, as aulas deverão ser quinzenais, abrangendo temas como empreendedorismo, legislação, técnicas de produção e venda do queijo, além de aulas práticas. Os encontros devem ocorrer até o fim de maio de 2019. “Nossa ideia é fomentar a cultura do queijo artesanal na região, mas isso é apenas o primeiro passo. Depois, são eles, os produtores, que deverão se organizar em cooperativa para dar seguimento ao QAP”, explicou.

O programa é uma iniciativa do Governo de Presidente Prudente e conta com diversos parceiros, como Etec- Escola Técnica Estadual, Fatec- Faculdade de Tecnologia, Unoeste- Universidade do Oeste Paulista, Cati- Coordenadoria de Assistência Técnica Integral- Eda- Escritório de Defesa Agropecuária, Itesp – Fundação Instituto de Terra e Sicredi- Sistema de Crédito Cooperativo.