O Parque Temático Cidade da Criança realizou na tarde desta quinta-feira, (29), a soltura de um gavião-carijó (Rupornis magnirostris) reabilitado pela equipe do hospital veterinário do Parque, após ser resgatado pela Polícia Militar Ambiental.

a bióloga Isabela Alves de Lima Sakita e a zootecnista Glenda Rosa Siqueira

A médica veterinária da Cidade da Criança Érica Silva Pellosi, conta que a ave foi recebida ainda filhote pela equipe técnica do hospital veterinário, que conta também com Santos, e passou por um trabalho de reabilitação para reaprender a viver na natureza.

“O filhote de gavião-carijó foi encontrado pela Polícia Ambiental longe do ninho e sem a presença de qualquer adulto da espécie, por isso, foi necessário ensiná-lo a caçar para viver sozinho na natureza”, explica a veterinária.

O local escolhido para a soltura foi estudado pela equipe técnica do hospital veterinário, “a área possui animais da mesma espécie, o que significa que é ideal para satisfazer todas as necessidades da ave”, completa.

No momento da soltura foi essencial manter o silêncio, o animal foi colocado em uma caixa fechada para evitar que ele fique estressado e não visualize pessoas.

O secretário de turismo Oswaldo Bosquet, destaca que a soltura é apenas um dos trabalhos feitos pelo Parque Temático Cidade da Criança. “Recebemos animais filhotes e adultos, muitas vezes debilitados e precisando de atendimento, aqui eles recebem os cuidados necessários para serem reinseridos na natureza”, frisa.

A médica veterinária acrescenta que devolver um animal a natureza é uma das tarefas mais gratificantes após o tratamento. “Meu sentimento é de realização, nós trabalhamos em um zoológico para manter animais que não podem mais viver na natureza, a reabilitação objetivando a vida livre é um processo gratificante”, revela.

É importante ressaltar que o Parque Temático da Cidade da Criança conta com um mini zoológico, onde vivem animais transferidos de outros zoológicos ou trazidos por órgão competentes, que não podem mais voltar para a natureza, ou que nasceram em cativeiro e são totalmente dependentes dos cuidados humanos.

Ao encontrar um animal ferido ou longe do habitat natural, acione órgãos competentes, como a polícia ou o corpo de bombeiros para que a captura seja realizada corretamente, com total segurança para o animal e para as pessoas.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação