Cidade da Criança realiza soltura de gavião-carijó reabilitado pelo hospital veterinário Governo de Presidente Prudente
Presidente Prudente é bom viver aqui
Fale Conosco

RSS Notícias

Cidade da Criança realiza soltura de gavião-carijó reabilitado pelo hospital veterinário

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018

Cidade da Criança realiza soltura de gavião-carijó reabilitado pelo hospital veterinário

O Parque Temático Cidade da Criança realizou na tarde desta quinta-feira, (29), a soltura de um gavião-carijó (Rupornis magnirostris) reabilitado pela equipe do hospital veterinário do Parque, após ser resgatado pela Polícia Militar Ambiental.

a bióloga Isabela Alves de Lima Sakita e a zootecnista Glenda Rosa Siqueira

A médica veterinária da Cidade da Criança Érica Silva Pellosi, conta que a ave foi recebida ainda filhote pela equipe técnica do hospital veterinário, que conta também com Santos, e passou por um trabalho de reabilitação para reaprender a viver na natureza.

“O filhote de gavião-carijó foi encontrado pela Polícia Ambiental longe do ninho e sem a presença de qualquer adulto da espécie, por isso, foi necessário ensiná-lo a caçar para viver sozinho na natureza”, explica a veterinária.

O local escolhido para a soltura foi estudado pela equipe técnica do hospital veterinário, “a área possui animais da mesma espécie, o que significa que é ideal para satisfazer todas as necessidades da ave”, completa.

No momento da soltura foi essencial manter o silêncio, o animal foi colocado em uma caixa fechada para evitar que ele fique estressado e não visualize pessoas.

O secretário de turismo Oswaldo Bosquet, destaca que a soltura é apenas um dos trabalhos feitos pelo Parque Temático Cidade da Criança. “Recebemos animais filhotes e adultos, muitas vezes debilitados e precisando de atendimento, aqui eles recebem os cuidados necessários para serem reinseridos na natureza”, frisa.

A médica veterinária acrescenta que devolver um animal a natureza é uma das tarefas mais gratificantes após o tratamento. “Meu sentimento é de realização, nós trabalhamos em um zoológico para manter animais que não podem mais viver na natureza, a reabilitação objetivando a vida livre é um processo gratificante”, revela.

É importante ressaltar que o Parque Temático da Cidade da Criança conta com um mini zoológico, onde vivem animais transferidos de outros zoológicos ou trazidos por órgão competentes, que não podem mais voltar para a natureza, ou que nasceram em cativeiro e são totalmente dependentes dos cuidados humanos.

Ao encontrar um animal ferido ou longe do habitat natural, acione órgãos competentes, como a polícia ou o corpo de bombeiros para que a captura seja realizada corretamente, com total segurança para o animal e para as pessoas.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Versão para impressão Imprimir

Galeria de Fotos

  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria

Últimas Notícias

acesso rápido

Pesquisa


Mais Acessados

Destaques

Denúncia CCZTelefones Procon

Fale com a Prefeitura

Canal direto para você entrar em contato e tirar dúvidas, solicitar informações, etc...

Encontre-nos



MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081
Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400
CNPJ: 55.356.653/0001-08