Agentes de Saúde da Família fazem mutirão de combate à dengue na zona lesteGoverno de Presidente Prudente
Presidente Prudente é bom viver aqui
Fale Conosco

RSS Notícias

Agentes de Saúde da Família fazem mutirão de combate à dengue na zona leste

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018

Agentes de Saúde da Família fazem mutirão de combate à dengue na zona leste

Devido o alto índice de Breteau (percentual de recipientes positivos com larvas por casa) na zona leste do município, as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do Parque Alvorada e do Cambuci, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão realizando um mutirão de combate à Dengue, contando com 10 agentes comunitários de saúde que percorrem todos os bairros daquela região da cidade.

Os serviços foram iniciados nesta semana e se estenderão até que todas as ruas da área de abrangência sejam visitados. Na manhã desta quarta-feira (12/11) foi a vez dos moradores do Jardim Brasília receberem a visita dos agentes. Em cada residência, eram vistoriados vasos de plantas, garrafas pet, pneus, baldes, entre outros recipientes que podem servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. Os moradores também recebiam orientações sobre como prevenir a proliferação da doença.

O aposentado Francisco Ademir Mendes, de 68 anos, sabe bem o que é sofrer com a dengue. Há cerca de três anos, ele contraiu a doença após entrar em um carro abandonado que havia em frente a sua casa, segundo ele, “cheio de mosquito da dengue”. “O carro estava sem vidros e lá dentro estava cheio de água parada. Quando eu resolvi cobrir o carro com uma lona, na hora senti a picada. Não deu dois dias e eu já estava com o corpo inteiro dolorido, mal conseguia me mexer na cama. Foi um sofrimento”, disse.

“Desde então, não deixo nada que possa acumular água em casa e ainda vistorio meus vizinhos. Todo mundo tem que fazer a sua parte”, completou.

Apesar de nunca ter passado por essa experiência, a dona de casa Andreia da Silva Jordão, 40 anos, também não quer nem saber de focos de dengue em sua casa. Ela recebeu o agente e mostrou todos os cuidados tomados para evitar o acúmulo de água. “Tenho crianças pequenas em casa, não posso bobear”, conta.

O mutirão está percorrendo os seguintes bairros: Parque alvorada, Novo Alvorada, Itatiaia; São Domingos; Santa Monica, Sumaré, Planaltina, Mariza, e partes do Itapura II, Jardim Brasilia e Vila Líder, que compreendem em torno de 3.700 casas.

Nos dois primeiros dias de trabalho (segunda e terça-feira) foram localizados dois focos de dengue, onde foram realizados a eliminação com controle mecânico; e também encontraram várias residências fechadas ou recipientes (como: garrafas/latas/entulhos) que podem ser passíveis de acúmulos de água.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Versão para impressão Imprimir

Galeria de Fotos

  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria

Últimas Notícias

acesso rápido

Pesquisa


Mais Acessados

Destaques

Denúncia CCZTelefones Procon

Fale com a Prefeitura

Canal direto para você entrar em contato e tirar dúvidas, solicitar informações, etc...

Encontre-nos



MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081
Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400
CNPJ: 55.356.653/0001-08