UBS Cohab realiza manhã de Prevenção em Alusão ao Dia Mundial do Diabetes
menu Governo de Presidente Prudente

UBS Cohab realiza manhã de Prevenção em Alusão ao Dia Mundial do Diabetes

Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018

UBS Cohab realiza manhã de Prevenção em Alusão ao Dia Mundial do Diabetes

Uma ação de conscientização e oferta de diversos serviços de saúde, nesta terça (13), vão marcar as atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. O evento acontecerá das 9 às 12 horas na Praça da Juventude e Longevidade 'Lucas Nalini Paschoalin’, da Cohab. É a quarta edição do evento organizado pela equipe da UBS - Unidade Básica de Saúde Cohab.

Neste ano, o evento contará com palestras de vários profissionais, tendo como a palestra principal a da Endocrinologista Carolina Rocha Betônico, além dos exames, entrega dos insumos aos pacientes já cadastrados e atividades do Núcleo de Educação Continuada e Permanente da Secretaria Municipal de Saúde. A endocrinologista Carolina Rocha Betôncio afirmou que 14 de Novembro, dia em que é lembrado mundialmente o dia do diabetes é muito relevante para conscientização da população a respeito da doença. “ O diabetes mellitus, na maioria dos casos, é uma doença silenciosa, que atinge mais de 8% dos brasileiros. Aproveitamos para lembrar a importância dos exames periódicos e que o tratamento adequado pode prevenir a ocorrência de complicações crônicas que podem afetar o rim, olhos, pés e o coração”.

Conforme Meire Tolosa, gerente da unidade, os profissionais envolvidos tem como meta trabalhar a educação e a prevenção da doença, além de orientar os portadores no controle do diabetes.

O evento contará ainda com o Núcleo de Educação Continuada e Permanente da SMS, com as enfermeiras (os) da Atenção Básica da rede municipal realizando avaliação dos pés, com aplicação da técnica utilizando monofilamentos. “A aplicação da técnica é de suma importância no paciente com diabetes para determinar intervenção precoce em possíveis lesões que os pacientes possam vir a desenvolver, possibilitando desta forma condutas preventivas para evitar tais lesões”, ressalta Ana Claudia Braga, supervisora de enfermagem

Contudo, o evento faz parte de um projeto voltando também aos profissionais da rede de atenção básica, que teve início em outubro deste ano e seguirá com agenda até meados de 2019.

A ação da Sesau, contará com o apoio da Clínica Oftalmolaser, parceria com a Secult, Semepp, Sedepp e aprovação do Governo de Presidente Prudente.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08