O Governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta sexta-feira (09/11) o resultado do Índice de Breteau (IB) e Índice Infestação Predial (IIP) referentes a outubro.

O IB totalizou 3,6, ou seja, a cada 100 imóveis pesquisados, existem 3,6 recipientes contendo larvas do Aedes aegypti, o que deixa o município em estado de alerta. Já o IIP totalizou 2,9, significando que a cada 100 imóveis pesquisados 2,9 destes continham larvas do Aedes aegypti. Para que tenha baixo risco de surto de arboviroses, o Ministério da Saúde recomenda que estes números fiquem abaixo de 1.

A área da cidade que apresentou maiores índices foi a área 1, totalizando IB 6,99 e IIP 5,73. Os bairros que compreendem esta localidade são: Vila Nova Prudente, Damha, Ana Jacinta, Monte Carlo, Mario Amato, Santa Fé, Vila Real, Shiraiwa, Vale do Sol, Universitário, Girassóis, Florenza e Nozaki. Os recipientes mais encontrados nesta área foram pratos e pingadeiras, seguido de garrafas retornáveis, latas e plásticos utilizáveis (reciclagem).

“Esta última pesquisa mostrou o aumento no número de pratinhos de plantas e também das garrafas retornáveis, sendo que das sete áreas pesquisadas, quatro delas apresentaram o pratinho de planta em primeiro lugar e com grande quantidade de larvas”, declarou a supervisora da VEM, Elaine Bertacco.

“A população precisa entender que não há necessidade destes pratinhos é só aguar as plantas mais vezes conforme a necessidade da planta. E em relação às garrafas retornável basta apenas virá-las de boca para baixo, ou guarda-las em local coberto”, completou.

Como medida de precaução, A VEM antecipou os trabalhos de intensificação, realizando mutirões de limpeza aos sábados. Neste fim de semana, o mutirão será realizado na Vila Líder, zona leste da cidade. Cinco equipes de agentes de endemias percorrerão o bairro retirando materiais inservíveis que servem como criadouros para proliferação do mosquito, com apoio de um caminhão cedido pela Secretaria do Meio Ambiente.

Os fundos de vale também entraram nesta medida de intensificação. Trata-se de um trabalho diferenciado da VEM, onde equipes de agentes de endemias irão tratar a água com larvicida, cortarão os matos altos e nebulizarão as laterais destes fundos de vale.

Prevenção

A equipe de IEC (Informação, Educação e Comunicação) da VEM está intensificando as medidas de prevenção, sinais e sintomas para as crianças das escolas municipais, particulares e em ações em parceria com as ESFs e acadêmicos.

De 26 a 30 de novembro, ocorre a Semana Nacional de mobilização de combate ao Aedes, e o IEC irá promover arrastão de combate ao mosquito na área 1, afim de retirar os pratinhos de plantas, e ainda fará oficinas ensinando a população alternativas de plantio responsável. Nos mercados, bares e conveniências irá ser realizado trabalho em parceria com os proprietários, para orientar seus clientes do armazenamento correto das garrafas retornáveis.

“Se não tomarmos todas as medidas de prevenção neste momento, teremos um verão com transmissão de arboviroses como a dengue, zika e chikungunya e também risco de infestação do mosquito Aedes agypti, devido as chuvas constantes e calor. Tire hoje 10 minutos para você realizar uma varredura na sua residência, eliminando todos os recipientes que possam acumular água e servir de criadouro”, finalizou Elaine Bertacco.