menu Governo de Presidente Prudente

Secretaria Municipal de Saúde inicia plano de eliminação do tracoma como causa de cegueira

Quinta-feira, 1 de Novembro de 2018

O Município de Presidente Pudente pactou junto a Organização Mundial de Saúde - OMS, o controle para a eliminação do tracoma como causa de cegueira até o ano 2020. Incluem nos planos de prevenção da cegueira e das deficiências visuais evitáveis.

Tracoma é uma doença dos olhos, causada por uma bactéria, que ocorre principalmente nas crianças, geralmente e descrito em locais com precárias condições de higiene e habitação, grande concentração populacional, saneamento básico deficiente e baixas condições de vida e saúde. O tratamento é fácil, mas se não for tratado, como o passar do tempo pode prejudicar a visão.

Dessa forma, o levantamento da situação de tracoma ativo será realizado através de inquérito domiciliar, onde os agentes de saúde da família e enfermeiros habilitados em tracoma do ESFs percorrerão domicílios sorteados para realização do mesmo.

O público alvo é população com idade entre 1 a menores de 10 anos, residentes nas áreas de estudo, com objetivo de conhecer a prevalência de tracoma para Certificação da Eliminação do Tracoma como causa de cegueira, e em adultos para estimar a prevalência de triquíase tracomatosa (Os cílios invertidos tocando a córnea (triquíase) podem provocar ulcerações com consequente opacificação corneana, responsável pela diminuição da acuidade visual e cegueira).

O trabalho será realizado aos finais de semana, começando neste sábado (03) no Jardim Guanabara, das 8h30 às 12 h.

De acordo com a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, a doença tem maior facilidade de contágio em ambientes coletivos como escolas e creches. “Principais formas de prevenção é lavar as mãos e o rosto com sabonete várias vezes ao dia e não coçar os olhos. Em muitos casos, a doença pode não ter sintomas. Em caso de dúvidas, procure o serviço de saúde”.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08