Seminário de Esportes Inclusivos do Sesc encerra as atividades na Cidade da CriançaGoverno de Presidente Prudente
Presidente Prudente é bom viver aqui
Fale Conosco

RSS Notícias

Seminário de Esportes Inclusivos do Sesc encerra as atividades na Cidade da Criança

Segunda-feira, 29 de Outubro de 2018

Seminário de Esportes Inclusivos do Sesc encerra as atividades na Cidade da Criança

O auditório do Observatório e o lago do Parque Ecológico da Cidade da Criança receberam no último sábado, (27), o Workshop de Paracanoagem oferecido pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente, parte do V Seminário de Esportes Inclusivos, Participativos e de Lazer.

A oficina contou com a participação de 30 pessoas, entre educadores físicos e estudantes, e foi dividida em dois segmentos, a primeira parte teórica foi realizada no auditório da Cidade da Criança com a palestra do instrutor de canoagem, Gelson Moreira Souza e o depoimento do campeão mundial de paracanoagem, Igor Tofalini.

O instrutor, que faz parte da equipe de paracanoagem de Londrina, abordou a canoagem para pessoa com deficiência, seja com objetivo competitivo, ou apenas voltada para a saúde do praticante. “A pessoa com deficiência procura o esporte visando o bem-estar físico, mas a prática ainda beneficia o emocional, o convívio social e o contato com a natureza”, conta Gelson.

Além do instrutor estava presente também o preparador físico, Vitor Loni, que auxilia nos treinamentos do atleta paralímpico, Igor Tofalini. “O esporte é uma ferramenta inclusiva muito poderosa, um evento como esse é muito importante, pois prepara os profissionais apara uma atuarem em uma área que transforma vidas”, declara Tolfani.

O Seminário de Esportes Inclusivos, Participativos e de Lazer tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento do educador físico na criação e execução de atividades esportivas inclusivas. “O seminário buscou dar subsídios aos profissionais para a prática de atividades esportivas por pessoas com deficiência”, explica Daniel Yonashiro, monitor de esportes do Sesc.

A coordenadora de Direitos da Pessoa com Deficiência de Presidente Prudente, Lica Chagas, participou de todo o Seminário e convidou o advogado, Carlos Eduardo Nunes, que é cego, para participar da vivência de canoagem. “O trabalho desenvolvido pelo Sesc é esplêndido, todas as palestras foram excelentes, com pessoal muito capacitado. Abordar a área de esportes adaptados é essencial para favorecer o crescimento dessa especialidade”, destaca Lica.

Praticando canoagem pela primeira vez, Carlos Eduardo, ou Dudu, aprovou a experiência. “Foi maravilhoso, uma sensação de liberdade única que pretendo repetir, eventos como esse, que priorizam a vivência, são fantásticos”, disse Dudu.

O evento do Sesc conta com o apoio da Unesp (Universidade Estadual Paulista), da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Versão para impressão Imprimir

Últimas Notícias

acesso rápido

Pesquisa


Mais Acessados

Destaques

Denúncia CCZTelefones Procon

Fale com a Prefeitura

Canal direto para você entrar em contato e tirar dúvidas, solicitar informações, etc...

Encontre-nos



MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081
Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400
CNPJ: 55.356.653/0001-08