Seminário de Esportes Inclusivos do Sesc encerra as atividades na Cidade da Criança
menu Governo de Presidente Prudente

Seminário de Esportes Inclusivos do Sesc encerra as atividades na Cidade da Criança

Segunda-feira, 29 de Outubro de 2018

Seminário de Esportes Inclusivos do Sesc encerra as atividades na Cidade da Criança

O auditório do Observatório e o lago do Parque Ecológico da Cidade da Criança receberam no último sábado, (27), o Workshop de Paracanoagem oferecido pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente, parte do V Seminário de Esportes Inclusivos, Participativos e de Lazer.

A oficina contou com a participação de 30 pessoas, entre educadores físicos e estudantes, e foi dividida em dois segmentos, a primeira parte teórica foi realizada no auditório da Cidade da Criança com a palestra do instrutor de canoagem, Gelson Moreira Souza e o depoimento do campeão mundial de paracanoagem, Igor Tofalini.

O instrutor, que faz parte da equipe de paracanoagem de Londrina, abordou a canoagem para pessoa com deficiência, seja com objetivo competitivo, ou apenas voltada para a saúde do praticante. “A pessoa com deficiência procura o esporte visando o bem-estar físico, mas a prática ainda beneficia o emocional, o convívio social e o contato com a natureza”, conta Gelson.

Além do instrutor estava presente também o preparador físico, Vitor Loni, que auxilia nos treinamentos do atleta paralímpico, Igor Tofalini. “O esporte é uma ferramenta inclusiva muito poderosa, um evento como esse é muito importante, pois prepara os profissionais apara uma atuarem em uma área que transforma vidas”, declara Tolfani.

O Seminário de Esportes Inclusivos, Participativos e de Lazer tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento do educador físico na criação e execução de atividades esportivas inclusivas. “O seminário buscou dar subsídios aos profissionais para a prática de atividades esportivas por pessoas com deficiência”, explica Daniel Yonashiro, monitor de esportes do Sesc.

A coordenadora de Direitos da Pessoa com Deficiência de Presidente Prudente, Lica Chagas, participou de todo o Seminário e convidou o advogado, Carlos Eduardo Nunes, que é cego, para participar da vivência de canoagem. “O trabalho desenvolvido pelo Sesc é esplêndido, todas as palestras foram excelentes, com pessoal muito capacitado. Abordar a área de esportes adaptados é essencial para favorecer o crescimento dessa especialidade”, destaca Lica.

Praticando canoagem pela primeira vez, Carlos Eduardo, ou Dudu, aprovou a experiência. “Foi maravilhoso, uma sensação de liberdade única que pretendo repetir, eventos como esse, que priorizam a vivência, são fantásticos”, disse Dudu.

O evento do Sesc conta com o apoio da Unesp (Universidade Estadual Paulista), da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08