Startup prudentina StresScan é reconhecida com Prêmio Municipal de InovaçãoGoverno de Presidente Prudente
Presidente Prudente é bom viver aqui
Fale Conosco

RSS Notícias

Startup prudentina StresScan é reconhecida com Prêmio Municipal de Inovação

Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018

Startup prudentina StresScan é reconhecida com Prêmio Municipal de Inovação

Anualmente, o Governo Municipal, por meio da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação) entrega o Prêmio Municipal de Inovação, dado a alguma pessoa física ou empresa responsável por criar uma solução inovadora. Neste ano, o prêmio foi concedido ao doutor Gustavo Saraiva, criador do StresScan, que é um sistema inteligente de monitoramento fisiológica de plantas e que visa levar tecnologia ao produtor rural.

Em 2016, quando sancionada a Lei Municipal de N° 9.086, o prêmio foi dado à Polícia Militar pela criação do Sistema Órion e Prefeitura e Você. Já no ano seguinte, em 2017, a premiação foi concedida a startup prudentina Beblue, que tem o empresário prudentino Daniel Gava como co-fundador.

O premiado deste ano lembra que é uma empresa que nasceu no prédio da Fundação Inova Prudente (durante o primeiro Startup Weekend Prudente), local onde voltou para receber o prêmio das mãos de Rogério Alessi, secretário municipal de Tecnologia. “A empresa foi uma forma de continuarmos em Prudente e ajudarmos a cidade crescer. Esse reconhecimento, além de importante, pode servir de incentivo para que a galera siga o caminho e faça o que estamos fazendo”.

Saraiva conta que a Inova Prudente também foi muito importante para o crescimento da startup e que a mesma tem alcançado feitos significativos. “Tivemos apoio da instituição para recebermos o Pipe/Fapesp [Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo], o que nos ajudou muito a evoluir o produto. Agora, com o prêmio, a sensação é de que realmente estamos no caminho certo. Não só eu, mas toda equipe está muito feliz”, comemora.

Inclusive, o produto tem sido tão reconhecido na cidade que Gustavo relava ter fechado uma parceria com o Município por meio da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente). “Vamos instalar esse sistema para fazer o manejo da irrigação melhor na Horta Municipal, economizar recurso público e ter esse lado ambiental. Queremos fortalecer isso em Prudente”.

O secretário de Tecnologia ressalta que o prêmio é uma justa homenagem que o Poder Executivo faz pelo sucesso e inovação do produto. “Foi uma forma que criamos para que possamos reconhecer essas ações de inovação. Um comissão interna da Setec, e agora juntamente a Inova, verifica e acompanha os projetos de inovação da cidade e seleciona os que tiveram mais destaque em observância ao artigo 29 de Lei 9.086”.

StresScan – Com o intuito de levar tecnologia ao produtor, o sistema é responsável por emitir informação para fazer com que o produto seja gerado com mais qualidade e com menos recursos financeiros, ou seja, com menor gasto com água e irrigação. “Desenvolvemos um sistema para monitorar a irrigação e gastar menos, só o necessário para que possa produzir melhor, já que a irrigação é ativada conforme o monitoramento da planta”, explica.

Gustavo conta ainda que atualmente a StresScan oferece serviço de assessoria gratuita ao produtor “que não tem condições de contratar um serviço particular”, em que via whatsapp são enviadas informações com dicas e manejo para que consiga produzir melhor e gastar menos. “Estamos começando a expandir essa área da horticultura em Prudente”.

Serviço – O serviço gratuito e mais informações sobre a startup prudentina StresScan estão disponíveis no site stresscan.com.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Versão para impressão Imprimir

Últimas Notícias

acesso rápido

Pesquisa


Mais Acessados

Destaques

Denúncia CCZTelefones Procon

Fale com a Prefeitura

Canal direto para você entrar em contato e tirar dúvidas, solicitar informações, etc...

Encontre-nos



MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081
Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400
CNPJ: 55.356.653/0001-08