Palestra contou com cases que também não conseguiram escalar no mercado

A Fundação Inova Prudente e a Startup Realize promoveram na noite desta sexta-feira (19/10) a palestra ‘Quais os desafios de transformar uma ideia em uma Startup?’. O evento integrou a programação da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, que conta ainda com o Arduino & Robótica Day neste sábado (20), das 9h às 13h.

De acordo com Luís Isique, da Startup Realize e da Intepp (Incubadora Tecnológica de Prudente), o objetivo foi agregar todo mundo que tem um projeto e foi acelerado pela Inova, sendo os do Edital de Fomento à Inovação, bem como participantes do Hackathon Prudente, da Semana Municipal de Tecnologia e/ou de outros eventos.

“Trouxemos o pessoal das startups que deram certo, mas também das que deram errado para falarem sobre a experiência e sobre as tecnologias, o que aprenderam e os desafios que tiveram para aprender rapidamente para implementar”, detalhou.

Questionado sobre o maior desafio, Luís garantiu que é não ser tão fissurado pela ideia. “Se a ideia resolve um problema muito necessário, que acontece com uma grande massa, tem grandes chances de evoluir, porque o objetivo não é só transformá-la em projeto, o grande desafio é inserir no mercado, porque as vezes são muito bons tecnicamente, mas não sabemos o que os empreendedores passaram ou passam”, explicou.

Na oportunidade, falaram um pouco da experiência a frente de startups Danillo Pereira, da Analytics2Go, Fábio Echer, da Cultiva Cotton, Ricardo Veiga, da Radeasy, Jonatas Zito e Marcelo Santoro, da Hora do Busão, Paulo Ruiz, da Deep View, além do professor doutor da Unesp de Assis, Dário Abel Palmieri, que abordou o tema ‘O deságio de transformar ideias em oportunidades’.

Startup Realize – É uma plataforma de cursos à distância, gestão de projetos de inovação e eventos de inovação tecnológica. Nela, conforme Isique, estão agregados conteudistas, organizadores de eventos, compartilhamento de técnicas, metodologias e boas práticas “para podermos melhorar os eventos de inovação tecnológica, aprimorar e ainda proporcionar dentro da plataforma ensino a distância para pessoas e empresas que querem fazer novos projetos de base tecnológica”.