A Fundação Inova Prudente realizou na noite desta quinta-feira (18/10) um workshop de Realidade Virtual e Aumentada especialmente aos alunos do terceiro semestre de Administração da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Além desta iniciativa, os acadêmicos aproveitaram a oportunidade para conhecer o 1º Coworking Municipal de Tecnologia e Inovação do Brasil. Nesta sexta-feira (19), a ação será promovida para alunos de Gestão de Recursos Humanos.

O secretário de Tecnologia e presidente do Conselho Curador da Inova, Rogério Alessi, pontuou que a Inova tem um laboratório completo de RV e RA que é único na região. “Apresentamos as principais ferramentas, sistemas e potencialidades. Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar a tecnologia e vivenciar algumas possibilidades”, detalhou.

Questionado sobre o porquê alunos que não são da área de tecnologia devem conhecer RV e RA, o secretário citou algumas possibilidades. Segundo ele, a realidade virtual pode ser utilizada em treinamentos em empresas e capacitação, “como ferramenta de jogos empresariais”, e a realidade aumentada “está sendo muito utilizada em departamento de vendas, consultoria técnica, manutenção”.

“Esses profissionais vão trabalhar em empresas que têm essa classe de problemas que podem ser resolvidos utilizando essas tecnologias”, acrescentou, complementando que a Inova também ganha quando oferece esse tipo de serviço. “É uma forma não só de divulgar o trabalho, como disseminar a tecnologia. Na medida em que mais profissionais têm acesso, entendemos que todo setor de tecnologia acaba sendo desenvolvido, porque as demandas aparecerão no futuro”.

Por fim, Alessi lembrou que ação foi possível por meio do convênio de cooperação técnica, firmado em agosto deste ano com a universidade. “O convênio garante que os acadêmicos acessem nossas oficinas, cursos e equipamentos. Durante a Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento tivemos uma ação forte da Facic Jr. atendendo empreendedores. Ou seja, o convênio permite essa troca de ações”, disse.