A Fundação Inova Prudente sediou na noite desta quinta-feira (18/10) a terceira edição especial do Meetup da Dev-PP (Comunidade de Desenvolvedores de Presidente Prudente). A ação integrou a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, que segue com programação até este sábado (20).

De acordo com João Cunha, um dos integrantes e mediador das palestras, o meetup contabiliza dez edições tradicionais e três especiais, sendo uma na Infoeste (Semana de Computação e Informática da Faculdade de Informática da Unoeste), outra na Secompp (Semana de Computação de Prudente) e agora na Inova.

Ele contou também que os meetups sempre abordam temas variados, mas que de alguma forma estão relacionados ao desenvolvimento de software, seja mobile, desktop. “É muito importante que a comunidade se oxigene e todo mundo possa aprender junto. O senso de comunidade é vital, facilitando muito o aprendizado entre as pessoas. O engajamento faz com que as pessoas conheçam novas pessoas, tenham acesso a oportunidades e sejam expostas a tecnologias diferentes em um ambiente transformador”.

Além de um painel com integrantes da comunidade que falaram sobre ‘Dev Raiz e Dev Nutella’, foram abordados temas como ‘Async Await no JavaScript’, ‘ElectronsJS’, ‘Featura Flag’ e ‘A vida antes da experiência do usuário’. Os palestrantes do meetup foram Felipe Blini, Julia Goya, Matheus Azambuja e Natália Favaretto.

Embora a Dev-PP seja uma comunidade de desenvolvedores, João pontuou que não precisa necessariamente ser desenvolvedor para participar. “Tem gente de negócios, designer, enfim, uma galera diversificada. É quem está a fim de se aproximar desse ambiente de tecnologia e desenvolvimento e ver o que está acontecendo. Tem gente que nunca escreveu uma linha de código, mas frequenta os meetups”.

Dev-PP – Conforme João, a comunidade teve início em dezembro, durante a primeira edição do Hackathon Prudente. “Por ideia do Felipe Blini, começamos a nos reunir em meetups quinzenais. Foi bastante tímido no começo e foi aumentando. Contamos ainda com envolvimento de uma galera, o [Luis] Isique, [Rogério] Alessi, [Alessandro] Altino, enfim”, lembrou.

Serviço – Para participar da Dev-PP é fácil. Basta acessar o site www.devpp.tech e acessar os meetups para receber notificações dos próximos eventos da comunidade.