As edificações do Centro Cultural Matarazzo foram reconhecidas pelos técnicos do governo do estado de São Paulo como um exemplo de edificação sustentável . O reconhecimento veio por meio dos organizadores do Programa Município Verde-Azul, que destaca as boas práticas sustentáveis dos 645 municípios paulistas.

Na manhã desta quarta-feira (17/10), o secretário municipal de cultura, José Fabio de Souza Nougueira, o secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portela e o prefeito Nelson Bugalho apresentaram no Centro Cultural Matarazzo, para a comunidade e convidados os resultados desta gestão que resultam em economia para o governo municipal de cerca de R$ 6 mil por mês ou quase R$ 70 mil por ano.

Participaram do evento o investigador chefe da Polícia Civil, Marco Beraldo, o comandante do CPI0 - 8 Coronel Franco Massaro, o capitão Leandro Corradi, do 14º Grupamento de Bombeiro, os vereadores Demerson Dias e Adão Batista. Os vereadores Geraldo da Padaria e Elza do Gás enviaram representantes.

“Tudo começa pela motivação e comprometimento da equipe de funcionários que comprou a ideia”, disse Nougueira. Ele explica que o engajamento dos servidores começou no passado, quando a maioria dos funcionários chegou a trabalhar na Cidade da Criança e desde esta época incorporaram a cultura da sustentabilidade no dia a dia do trabalho.

Segundo o prefeito Nelson Bugalho o exemplo do Centro Cultural Matarazzo deverá ser levado para outros espaços públicos como o prédio do IBC. “ No ano passado não pontuamos bem neste programa, este ano buscamos aprimorar as práticas , aprofundar a análise e eu espero que a iniciativa sirva de exemplo também para a Câmara Municipal, para empresas privadas, enfim , vamos ampliar as práticas sustentáveis e implantar esta cultura em outros espaços”, afirmou.

São várias as práticas sustentáveis das edificações do Centro Cultural Matarazzo, desde sua concepção arquitetônica do projeto de restauração e reforma, elevador com controle de tráfego, sendo o seu uso permitido apenas aos portadores de necessidades especiais; bicicletário que estimula que os frequentadores do espaço utilizem um meio de transporte que não causa impactos ao meio ambiente, ao permitir que as bicicletas sejam guardadas com segurança, dentre outras diversas práticas.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portela, as ações desenvolvidas no Centro Cultural Matarazzo são um exemplo de gestão sustentável, e que devem gradualmente ser implantadas em outras secretarias municipais.