Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, dia 20 de outubro, será lançada a campanha nas redes sociais e na imprensa, para conscientizar a respeito da doença. A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente realizará no sábado dia 27 de outubro, o dia de prevenção.

No dia 27 de outubro, estarão abertas das 8h às 17h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), que estarão de plantão para oferta do teste de sífilis e HIV.

O trabalho de prevenção à Sífilis ocorre junto com a Campanha Outubro Rosa. O sábado dia 27 de outubro foi escolhido para marcar as duas ações preventivas.

De acordo com o coordenador do Programa DST/Aids, Jeferson Saviolo, o objetivo da campanha é de conscientizar a população que a Sífilis tem cura, mas é preciso fazer o tratamento, que é oferecido em todas as unidades.

“Vamos intensificar o teste da Sífilis em todas as unidades de saúde que estarão abertas no dia 27 de outubro. A expectativa é de realizar pelo menos mil testes de sífilis e HIV”. O coordenador lembra que o teste já é oferecido em todas as unidades.

Para fazer o teste da sífilis, basta procurar qualquer UBS mais próxima ou o Ambulatório Municipal do Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica na Avenida Coronel Marcondes, 2357. Para mais informações, ligue 3221-1366.

- Dados Sífilis - Vigilância Epidemiológica Municipal

2017 – 82 casos masculino / 33 casos feminino – Total 115 casos