A abertura da 16º Paragincana 2018 foi realizada nesta sexta-feira (21/09), no Sesi do Parque Furquim. A Paragincana é uma parceria entre a Prefeitura, Coordenadoria da Pessoa com Deficiencia, Sesi, e Associação do Rosário. A atividade marca a comemoração do Dia Nacional das Pessoas com Deficiência.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Douglas Kato, a Câmara Municipal esteve representada pelos vereadores, Geraldo da Padaria, Anderson da Silva e Adão Batista; o diretor do Sesi, Carlos Vioto, representantes das secretarias de Assistência Social (SAS), Esporte (Semepp) e Educação (Seduc).

A edição ocorreu das 8h às 13h na quadra do Sesi, com a participação de aproximadamente 200 pessoas, de sete entidades participantes, dentre elas: APAE Adamantina, APAE Lucélia Associação de Cegos; Associação do Rosário; Núcleo Ttere; Unipode.

Para o vice-prefeito Douglas Kato, “o objetivo do evento é de criar uma oportunidade de inclusão neste dia das pessoas com deficiência, que deve ser lembrado. Para minimizar as barreiras e preconceitos e mostrar que nós fazemos parte da sociedade”, disse.

“As pessoas percebem sua capacidade ela ganha disciplina e coragem se vê de forma mais positiva, mesmo com suas limitações físicas e sensoriais”, destacou Kato.

De acordo com a Coordenadora Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Elaine Ferrari Chagas, a intenção é trabalhar com a inclusão e interação social. “Poder unir essas entidades, com o propósito da luta da pessoa com deficiência. Essa inserção social é um direito do cidadão”.

A Paragincana conta com modalidades como: queimada, coreografia, jogos de mesa e futsal, disputadas em forma de festival, nas quais todos recebem premiação pela sua participação e dedicação.

O evento foi realizado no Sesi fica na Avenida Ibraim Nobre, 585 - Parque Furquim.