Presidente Prudente participa da 68ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, representada pelo secretário municipal de Assuntos Viários e Segurança Pública (Semav) Oswaldo Bosquet. O evento teve início nesta quinta-feira (16) e terminará amanhã (17), em Valinhos-SP.

O Fórum de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana é um importante espaço para o aprimoramento do debate e a formulação de propostas e políticas para o setor, priorizando temas que compete a todos nesse momento, visando sempre à troca de experiências entre os municípios paulistas.

De acordo com o secretário da Semav, “com as informações obtidas no Fórum eliminamos fases que poderíamos ter que passar se tivéssemos que aplicar, tendo em vista a troca de experiências entre as cidades”, Bosquet diz que isso resulta também em municípios mais econômicos.

A participação de Prudente no Fórum Paulista representa uma oportunidade de conhecer experiências de outros municípios e compartilhar informações em sessões técnicas e reuniões onde são abordados temas pertinentes ao setor.

“Às vezes acredita-se que o planejado vai dar certo, mas ao ouvir relatos dos motivos pelos quais não deu certo, evita-se gastos desnecessários. Desta forma, a troca de experiências demonstra pontos positivos e negativos nas intervenções, que precisam ser realizadas para melhorar a mobilidade urbana”, resume Bosquet.

No evento foi apresentado um estudo recentemente atualizado pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) sobre os “Custos de Acidentes de Trânsito”; Custos das Linhas e Análise das Demandas do Transporte Coletivo Urbano; Tecnologias para o Controle de Tráfego; Impacto da IV Revolução Industrial na Mobilidade Urbana, (aspectos tecnológicos e institucionais). No fórum também ocorre à apresentação do Programa de Educação de Trânsito da cidade de Valinhos/SP.