Prefeito e ambientalistas vistoriam área conhecida como “Mata do Furquim”Governo de Presidente Prudente
Presidente Prudente é bom viver aqui
Fale Conosco

RSS Notícias

Prefeito e ambientalistas vistoriam área conhecida como “Mata do Furquim”

Sexta-feira, 10 de Agosto de 2018

Prefeito e ambientalistas vistoriam área conhecida como “Mata do Furquim”

Comitiva formada pelo prefeito Nelson Bugalho e ambientalistas ligados à Universidade Estadual Paulista (Unesp), Ministério Público Estadual (MPE) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP) percorreram, nesta sexta-feira (10/08), boa parte da área verde conhecida como “mata do Furquim”, em referência a um dos bairros ladeados pela vegetação.

Trata-se de um território de 113 hectares, que se estende a partir da zona leste na altura do Parque Furquim, contorna bairros Parque Jabaquara, Parque Primavera e se encerra no Parque Alexandrina, na zona norte da cidade.

O objetivo da vistoria foi avaliar as condições da área e a viabilidade de transformá-la em uma unidade de conservação, ficando assim protegida legalmente pelo Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC). A ideia é garantir que a preservação da fauna e da flora existente no local, bem como a proteção dos recursos hídricos.

O próximo passo será fazer um levantamento dominial de toda a área, a fim de identificar qual a proporção de territórios públicos e particulares existentes em todo o entorno, bem como avaliar em qual categoria de Unidade de Conservação aquele território se encaixa - são 12 ao todo, conforme preconiza o Ministério do Meio Ambiente, divididos em dois grandes grupos: unidades de proteção integral (estação ecológica, reserva biológica, parque nacional, monumento natural e refúgio de vida silvestre), e unidades de uso sustentável (Área de Proteção Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Particular do Patrimônio Cultural).

Acompanharam a vistoria o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, o promotor de justiça Jurandir José dos Santos e o secretário-executivo do CBH-PP, Sandro Roberto Selmo.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Versão para impressão Imprimir

Galeria de Fotos

  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria
  • Foto da Galeria

Últimas Notícias

acesso rápido

Pesquisa


Mais Acessados

Destaques

Denúncia CCZTelefones Procon

Fale com a Prefeitura

Canal direto para você entrar em contato e tirar dúvidas, solicitar informações, etc...

Encontre-nos



MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081
Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400
CNPJ: 55.356.653/0001-08