Mais de mil e trezentos alunos de escolas municipais de Presidente Prudente vão receber neste mês livros sobre temas que prometem encantar e resgatar crianças e adolescentes para o mundo mágico da leitura. Este é o objetivo do Projeto Leitura Campeã que doou 10 geladeirotecas para escolas e ONGs de Presidente Prudente.

A iniciativa do CIOP (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista)em parceria com o Governo de Presidente Prudente por meio da Seduc- Secretaria Municipal de Educação reuniu na tarde desta terça-feira (7/8), na sede do CIOP , o prefeito Nelson Bugalho, a secretária municipal de educação, Sônia Maria Pelegrini, o promotor da educação, Luís Antônio Miguel Ferreira.

Representando o CIOP estavam o diretor executivo, Carlos Augusto Vreche, a coordenadora educacional Renata Luiza de Oliveira e o presidente da entidade e prefeito de Teodoro Sampaio, Airton César Herling, além de diretoras e alunos das escolas e entidades contempladas com a entrega.

O idealizador do projeto, professor da rede municipal e artista plástico Itamar Xavier, explicou que a iniciativa nasceu em 2011 e transforma as geladeiras por meio de técnicas de grafite, em bibliotecas espalhadas hoje por 52 pontos da cidade.

Em 2015 ao ingressar na Rede Municipal de Ensino, o professor Itamar levou o projeto para dentro do programa de educação integral, Cidadescola.

Em 2018, o setor de educação do CIOP firmou parceria para entregar geladeirotecas para as instituições.

As escolas municipais contempladas foram : E.M. Carla Simone da Silva Alves (Residencial Monte Carlo), E.M.Prof.ª Eliane Tadiotto Araújo(Residencial Cremonezi), E.M. Sylvia Marlene Pereira Faustino (Conjunto Habitacional João Domingos Netto), E.M. João Sebastião Lisboa (Vila Charlote), E.M. Jovita Terin (Brasil Novo), e ainda Cidade da Criança, UPA da Zona Norte e UPA Zona Leste, situadas respectivamente no Jardim Guanabara e Ana Jacinta.

A sede do CIOP, Cristolândia – clínica de tratamento de dependentes químicos, e a sede do Ministério Público também vão receber a novidade.

O prefeito Nelson Bugalho parabenizou a todos pela iniciativa e em especial o artista plástico e professor Itamar Xavier, que por meio de sua arte facilita o acesso e incentiva a leitura para crianças, adolescentes e adultos.

Desde que o projeto geladeiroteca foi criado já distribui 22 mil livros. Em 2013 foi transformado em um projeto de extensão universitária, realizado em parceira com a Unoeste, Universidade do Oeste Paulista.