O Governo Municipal, por meio da Fundação Inova Prudente, deu início na noite dessa segunda-feira (06/08) na segunda edição do curso gratuito de Introdução à Rede de Computadores com e sem fio – Teoria e Prática. No próximo sábado (11), já com inscrições esgotadas, tem início a terceira turma, cujo aprendizado foi dividido em dois encontros, sendo o segundo no dia 18, ambos das 8h às 13h.

Segundo o facilitador do curso, o instrutor em TI (Tecnologia da Informação) Reginaldo Caetano, a segunda-feira foi de teoria, já nesta terça-feira (7) os alunos começam a aprender na prática. Esta segunda turma, o aprendizado ocorre até esta sexta-feira (10), sempre das 19h30 às 21h30. “Nessas edições, o curso teve a procura não só por profissionais da área, mas pessoas interessadas em adentrar ao mundo tecnológico. O mercado de trabalho neste setor cresceu gradativamente ao longo dos últimos anos”, avalia.

Reginaldo acredita também que aqueles que possuírem um minicurso em rede de computadores podem garantir melhores colocações no mercado de trabalho. Inclusive, aos que atuam na área de TI, ele diz ser indispensável estar sempre garantindo novos conhecimentos.

“Obter uma certificação torna-se essencial para quem deseja crescer profissionalmente nesta área. Por mais que os livros ajudem a manter-se atualizado, aprender na prática tem um grande diferencial. O mercado exige cada vez mais que os profissionais sejam completos e que tenham total domínio da sua área de atuação ou até mesmo em outras profissões. Ao concluir o minicurso, o aluno estará apto para atuar neste setor por conta de uma excelente bagagem de competências”, pontua.

Sobre o aprendizado, Reginaldo garante que apresenta informações como Arquitetura de Computadores; Hardware; Certificações de Redes; Cabeamento; Segurança da Informação; e Gerência de Projetos. “Tudo isso contribui para que o estudante obtenha conhecimentos necessários para trabalhar com redes modernas que seguem as normas nacionais e internacionais. E, por consequência, atende as exigências do mercado”.

Ele acrescenta que ao término do curso o aluno terá uma ampla grade de conhecimentos, como desenvolvimento de projetos, instalações de cabeamento, administração de redes e manutenção. “Todo esse aprimoramento é feito por meio de aulas teóricas e práticas que estimulam o estudante a aumentar seu know-how em relação aos assuntos da sua área. O desenvolvimento de projetos integradores faz com que a pessoa consiga entender como todas as disciplinas estão interligadas e como elas devem ser aplicadas durante a sua rotina de trabalho”, conclui.