A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente através do Ambulatório Médico Municipal – Centro de Testagem e Aconselhamento - realizará do dia 16 ao dia 31 de julho, a campanha ‘Julho Amarelo’, que visa à redução da transmissão das Hepatites Virais.

Com esse objetivo, o Ambulatório Médico Municipal intensificará no período, a testagem para Hepatite C em todas as unidades de saúde e no Centro de Testagem localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes 2.357 (em frente Hospital do Câncer).

A programação da campanha ‘Julho Amarelo’ inclui o trabalho extramuros, nos dias 17,19 24 e 26 de julho, na Praça 9 de Julho, com teste gratuito de Hepatite C, no período das 8h às 11h.

De acordo com o coordenador do Ambulatório Médico Municipal SAE/CTA, Jefferson Antônio Saviolo, a testagem terá como público-alvo, pessoas acima de 40 anos, que nunca realizaram o teste de hepatite C.

O público da campanha inclui também pessoas com tatuagem e piercings, que tenham relações sexuais com portadores do vírus hepatite B e hepatite C, usuários de drogas, trabalhadores da área de saúde e pessoas que fizeram transfusão de sangue antes de 1992.

A campanha nacional, que será veiculada no período do dia 16 ao dia 31 de julho, faz parte do trabalho da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa à redução da transmissão das Hepatites Virais.

Dados da OMS – Hepatites Virais

A OMS apresenta a visão de um mundo em que a transmissão das hepatites virais seja interrompida e que todas as pessoas vivendo com hepatites virais, tenham acesso a cuidado e tratamento seguro e efetivo.

A Organização considera as hepatites virais como um dos principais problemas de saúde pública da atualidade e estabelece meta de eliminação das hepatites virais até 2030.

A meta é a redução de infecções crônicas dos atuais 6 – 10 milhões de casos para menos de 1 milhão em 2030. Redução de números de mortes devido às hepatites crônicas de 1,4 milhão / ano para menos de 500.000/ ano.

De acordo com a OMS, a intervenção-chave para a eliminação da hepatite C, consiste na testagem e ampliação do diagnóstico, com o objetivo de identificar as pessoas que são portadoras do vírus e encaminha-las para tratamento.

Serviço: O Ambulatório Municipal do Centro de Testagem e Aconselhamento - fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes 2357. Para mais informações, ligue 3221-1366.