O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente estará de plantão neste sábado (07/07) das 8h às 12h, no Residencial Monte Carlo, na Rua Adelaide Marasso Belão. O posto volante ficará na perto da Academia da Terceira Idade (ATI) próximo à creche do bairro.

O CCZ informa que o plantão é destinado aos moradores do Residencial Monte Carlo, que receberam comunicado do plantão, bem como, a todos os munícipes que receberam notificação para coleta de sangue, para diagnóstico de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) e/ou chipagem.

A orientação é que os animais sejam conduzidos por pessoas maiores de 18 anos em guias /coleiras. É importante que os proprietários dos animais chipados mantenham os dados atualizados junto ao CCZ, para maior controle da Zoonose, que atinge a cidade.

Os animais com sintomas da Leishmaniose Visceral Canina são emagrecimento, unhas grandes, feridas que não cicatrizam e que possuem queda de pelo, também poderão ser levados até o plantão.

De acordo com o gerente do CCZ, o médico veterinário João Henrique Artero, esta é mais uma ação do Projeto de Manejo Ambiental, que ocorre no bairro devido ao grande número de casos positivos em cães. “Destacamos que a coleira repelente contra o vetor da Leishmaniose é umas das maiores formas de prevenção da zoonose”.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação