O prefeito Nelson Bugalho visitou na manhã desta sábado (16) a 1ª Batatec – Feira Tecnológica da Batata – Doce, que segue até este domigo (17) no Centro de Eventos IBC.

O prefeito conversou com os produtores rurais, visitou os stands que comercializam máquinas pesadas, tratores, implementos agrícolas e ainda as delícias culinárias produzidas com o tubérculo.

Uma dos estandes mais visitados na feira é o da empresa que faz a tapioca de batata-doce, produzida em Anhumas, município vizinho de Presidente Prudente.

A programação deste domingo abre às 9h e conta com show da cantora Lorena Cristine, a partir das 12h. Ela interpreta os estilos sertanejo universitário e raiz. A partir das 15h, um telão exibirá o primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. A entrada é 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho.

O evento é uma promoção da Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Sedepp- Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Abrobarpp- Associação dos Produtores de Batata- Doce de Presidente Prudente.

O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Cultura, Fatec- Presidente Prudente, Sebrae-SP, Apta- Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Valtra Mercadão, Toko Perillo Embalagens- Unoeste, Cooperativa Agrícola Sul Brasil –Álvares Machado, Senai/ São Paulo, Cati- Coordenadoria de Assistência Técnica Intregral ETC- Escola Técnica de Presidente Prudente, Banco do Brasil, D.Carvalho – John Deere, Caixa Econômica Federal (CEF), Itesp, Codep, Sicredi, Agrofértil, entre outras.

Palestras

O público que a feira atraiu neste sábado (16), segundo dia de evento foi em grande parte formado por estudantes que participaram atentos das palestras proferidas pelos maiores especialistas do Brasil na área de produção, manejo e variedades de batata-doce.

Uma das palestras de destaque abordou os benefícios da batata-doce na alimentação e nutrição esportiva, proferida pela nutricionista Sabrina Alves Lenquiste.

Doutora em alimentos e nutrição e professora da Unoeste- Universidade do Oeste Paulista, ela disse que o tubérculo se diferencia de outras raízes como a mandioca e a batata comum pelo alto teor de fibras, e isso faz com que a batata-doce seja ideal para a alimentação de pessoas com problemas de obesidade e diabetes.

“ É uma fonte de energia que tem liberação lenta e por isso dá uma maior sensação de saciedade. Agora, o que pouca gente sabe, é que as variedades com polpa alaranjada e roxa são ricas em antioxidantes, embora elas não sejam muito encontradas nos supermercados são facilmente encontradas no Ceasa e são produzidas pela APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios”, informou a especialista.

Fonte: Secretaria de Comunicação