A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Presidente Prudente realizou nesta sexta-feira (15/06) no auditório do Senai, o encerramento da Semana de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, que ocorreu do 10 ao dia 15 de junho em parceira com o Fórum de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região, que é composto por toda rede de proteção da criança.

O encerramento contou com participação da secretária municipal da SAS, Fabiana Sales Macedo, da assessora da SAS, Maria Helena Veiga Silvestre, do Juiz do Trabalho e Coordenador Regional do JEIA (Juizado Especial da Infância e Adolescência), José Roberto Dantas Oliva e da Gerência Regional do Trabalho, Silvana Passarelo.

O evento teve a apresentação cultural com atendidos pela Fundação Casa de Presidente Bernardes, coordenada por Leandro Viana. Em seguida, a palestra com advogado Ariel de Castro Alves, coordenador da Comissão da Criança e do Adolescente (Condepe) que falou sobre Enfrentamento à Exploração do Trabalho Infantil.

Conforme a secretária da SAS, Fabiana Sales Macedo, a programação teve como objetivo fortalecer a conscientização a respeito da erradicação do trabalho infantil. Segundo ela, “Quando existe uma denúncia de trabalho infantil, via conselho tutelar, ou via MP, é feita toda articulação entre a equipe da SAS que realiza uma ação junto que visa fortalecer essa família para tirar essa criança da situação de trabalho infantil”.

A semana contou com caminhada, panfletagem, workshop, oficinas, panfletagem, Encontro Cultural PET, apresentações culturais, palestras, entre outras atividades. Incluindo ações especificas que envolveram jovens do Senai/Senac, CIEE, Fundação Mirim, Casa do Aprendiz Cidadão (CAC).

O juiz José Dantas disse que o ato marca o encerramento de uma semana de eventos realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e instituições ligadas ao Fórum de Erradicação ao Trabalho Infantil.

De acordo com o juiz, no Brasil atualmente são mais de 2,5 milhões de crianças e adolescentes com idade entre cinco e 17 anos, sendo explorados pelo trabalho infantil.

Segundo ele, é responsabilidade da família do Estado e da sociedade a proteção integral das crianças e adolescentes. “As pessoas que participaram deste evento estão focadas em eliminar essa chaga social que é o trabalho infantil”, disse.

No encerramento estiveram presentes técnicos dos Cras e Creas, monitores do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), as entidades sociais do município também foram convidadas para participar do evento.

Hoje do período da tarde das 14h às 16h30 - no Senai a ação continua voltada para os profissionais da SAS e com a palestra com o advogado Ariel de Castro Alves.