Prédio da antiga Escola de Curtimento de Couro está em reforma e será transformado em um grande Centro de Tecnologia

Quatorze de junho de 2018. Hoje, faz exatamente um ano que o chefe do Executivo de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, sancionou e promulgou a Lei de N° 9.370/2017, que alterou a estrutura da Fundação Educacional ‘Vicente Furlanetto’ e instituiu a Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação Tecnológica de Presidente Prudente ‘Vicente Furlanetto’ – Fundepi, conhecida popularmente como Inova Prudente.

De lá pra cá, cerca de 50 atividades foram realizadas, o que contabiliza mais de 3 mil acessos ao prédio que atualmente passa por reforma e modernização, com serviços executados pela Green Soluções em Engenharia, empresa vencedora de licitação. Conforme previsto no projeto arquitetônico, na entrada ocorre a instalação do cubo de vidro, enquanto no Bloco C já é possível imaginar o Coworking, uma vez que o mezanino está praticamente pronto e o espaço conta com novas cores.

Em relação às iniciativas realizadas com apoio de importantes parceiros, a Inova promoveu o 1º Startup Weekend de Prudente, o 1º Hackathon – Negócios Imobiliários, 1ª Semana Municipal da Inovação, 1º Encontro do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, 1º Seminário Internacional de Inovação, com um palestrante do Canadá, 1º Startup Weekend Women, além de dezenas de palestras, workshops, cursos, entre outros eventos com temas inéditos abordados na cidade.

O prefeito diz ser “um privilégio” ter concretizado este grandioso projeto. “Quando instituímos o Centro de Inovação tínhamos o objetivo de reorientar a economia de Prudente, investindo em tecnologia e empreendedorismo. Hoje, a Inova é um dos maiores patrimônios de Prudente, um espaço que estava subutilizado e que agora é um polo de conhecimento e formação profissional. É uma honra ter colaborado para concretizar esse grandioso projeto”,

Para o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, que também preside o Conselho Curador da Inova, a instituição desempenha um trabalho excepcional para população de Prudente e região, o que favorece que as pessoas tenham curtos, treinamento e contato com um novo mundo que é o da Revolução Digital, Inovação Tecnológica e Empreendedorismo. “Tudo isso não se constrói do dia para a noite, é um trabalho árduo e minucioso construirmos uma rede de confiança que vai se conectando com a Inova Prudente”, diz ele que é um dos maiores entusiastas do projeto do Município.

O diretor-presidente da Inova, Bruno José Garcia Carnelóss, também comemora o ano da fundação com entusiasmo. Embora tenha assumido a diretoria há pouco mais de um mês, Bruno também acompanhou o projeto desde o início. Para ele, é com alegria que a Inova comemora o primeiro ano.

“Quando lembramos tudo que foi feito e quantas pessoas passaram pela instituição, ficamos orgulhosos. Além disso, já recebemos nomes importantes, como Fernanda Cerávolo [diretora do Youtube Brasil], Jesse Thé, enfim. Temos o sentimento de missão cumprida dentro deste um ano, com o fomento do ecossistema da tecnologia e empreendedorismo em nossa cidade e o interesse cada vez maior da população”, enaltece Bruno, lembrando que vários temas inéditos foram abordados na Inova.

O diretor-presidente diz ainda que será mantido o trabalho para que nos próximos anos o fomento cresça gradativamente. “E daremos continuidade também ao princípio de estruturação básica na educação, em parceria com a Seduc [Secretaria Municipal de Educação], por meio do Inova Kids. Além disso, fornecermos recursos para o crescimento profissional e, acima de tudo, conectar pessoas”, conclui.