O Governo Municipal, por meio da Fundação Inova Prudente, realizou na noite dessa quarta-feira (13/06) o Workshop de Canvas ‘O que você precisa agora’, com o professor mestre João Cezário. A atividade gratuita atraiu cerca de 50 pessoas.

Durante o workshop, Cezário apresentou na teoria a modelagem de negócios que aborda nove itens, sendo eles: proposta de valor, parcerias chaves, atividades chaves, recursos chaves, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receitas. Após toda explicação, os participantes colocaram os ensinamentos na prática e preencheram o Canvas com suas ideias de negócio rentável.

Segundo o professor, o Canvas é uma modelagem de negócios atual que sintetiza em nove subsistemas o que seria estrategicamente um negócio. “Pelo seu poder de síntese, a ferramenta fornece um briefing de forma sistêmica que as pessoas entendam o que você está querendo propor de negócio”.

Cezário afirmou ainda que saber sobre Canvas não é necessário somente àqueles que querem empreender, mas que também pode ser um diferencial em uma seleção de emprego, uma vez que pode surgir o questionamento se a pessoa entende e se já preencheu o Canvas. “Então, tanto no lado prático empreendedor quanto na formação do indivíduo na hora de relatar sua experiência, é importante, é necessário conhecer”.

O diretor-presidente da Inova, Bruno José Garcia Carnelóss, que acompanhou toda a atividade, avaliou o workshop como uma oportunidade da comunidade ter acesso à ferramenta de administração estratégica. “O conhecimento agregará muito na prática, pois muitas vezes as pessoas têm boas ideias, mas não sabem mensurar os itens necessários para, de fato, transformar o sonho em realidade. O Canvas é prático e simples e muitos não dão valor necessário, porém é fundamental para estruturar as ideias e transformá-las em negócios rentáveis, de sucesso”.