Já está tudo pronto para a 14ª Mostra de Teatro – A Construção da Autonomia Artística, que ocorre de 26 de junho a 1º de julho, em Presidente Prudente. A programação, promovida pela Olho Nu Promoções e Eventos Ltda. e Mênades & Sátiros Cia de Teatro, em parceria com o Governo de Presidente Prudente, através da Secult - Secretaria Municipal de Cultura e apoio do Sesc Thermas e Poiesis.

A programação contará com espetáculos para adultos e crianças, cenas curtas, leituras dramáticas, oficinas e bate-papos. Todas as ações são gratuitas, sendo necessária, porém, a retirada de ingressos uma hora antes da apresentação.

O coordenador da mostra, Denilson Biguete, explica que o eixo curatorial, “A Construção da Autonomia Artística” pretende verticalizar o tema e fundamentar a programação pautada no aprofundamento dos debates, a partir das experiências e das trajetórias dos grupos participantes e das materialidades dos trabalhos apresentados.

“Revelar a cartografia teatral de Prudente e região e aproximar o resultado às experiências dos profissionais envolvidos na mostra, com o desejo de estabelecer proposições para o fortalecimento dos artistas locais e regionais, avançando nas suas emancipações, no protagonismo e na sustentabilidade dos projetos, na autonomia financeira e nos modos de produção. Identificar, a partir dos compartilhamentos, das provocações e das trocas de experiências, caminhos e dinâmicas possíveis de serem trilhados para a liberdade e para a autonomia criativa. Autonomia enquanto experiência estética, enquanto forma artística e enquanto condição de produção são os motes para a reflexão e devem nortear a programação desta edição”, ressalta.

No total, conforme adianta, serão nove espetáculos, de variados gêneros e linguagens, além de cinco cenas curtas, duas leituras dramáticas e duas oficinas, que serão realizados em diferentes espaços do Centro Cultural Matarazzo - Teatro Paulo Roberto Lisboa, Laje, Os Sombras e Os Temperamentais, Auditório Sebastião Jorge Chammé, Salas 2 e 6 – e Sesc Thermas.

Todos os dias, logo após as apresentações, haverá bate-papo entre o público e os artistas com a mediação do ato, pesquisador e professor de teatro, Douglas Rodrigues Novais, onde será abordado tudo o que foi visto no palco.

Participantes

Neste ano, sete atrações de Prudente integram a programação do evento: Pagu Cia de Teatro, Aliteatro, Cia de Teatro Garimparisos, Os Bárbaros Cia de Teatro, Celso Aguiar, Stásis Cia de Teatro e Cia Arco-Íris. Além das companhias locais, grupos convidados de fora – Coletivo Cronópio, de São Paulo (SP); Eduardo Okamoto, de São Paulo; Cia Cid Chagas, de PeReira Barreto (SP); Abayomi & Arca Cia de Teatro, de Votuporanga (SP); e Cia 3º Ato de Teatro, de Piracicaba (SP) –completam a grade.

A abertura ficará por conta da peça “Favor beber o leite, senão estraga”, do Coletivo Cronópio, da capital paulista. O espetáculo, com 70 minutos de duração e indicado para maiores de 12 anos, será apresentado às 20h30, do dia 26, no Sesc Thermas.

Toda a programação pode ser conferida no link

Mais informações pelos telefones 3226-3399, 99601-2042 e 99707-6688 ou pelo site

www.grupomenadesesatiros.com.br.