A Fundação Inova Prudente recebeu a visita do coordenador e de professoras do Departamento de Química e Bioquímica da Unesp (Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho), pela ordem, Gustavo Bizarria Gibim, Ana Flora Dalberto Vasconcelos, Beatriz Eleutério Goi Carvalho e Rosane Freire Boina.

Conforme o coordenador do departamento, a intenção da visita, além de conhecer o projeto e toda infraestrutura, foi para debater as possibilidades de um convênio para que sejam desenvolvidas atividades de pesquisa, ensino e extensão. “Primeiramente pensando nos acadêmicos do curso de química, pois temos o estágio supervisionado obrigatório em que eles podem desenvolver atividades de ensino voltadas à comunidade”, explicou.

Além disso, ele pontuou que há as atividades de pesquisa. “Conhecemos os laboratórios [de química da Inova] para vermos as possibilidades de ações desta natureza”. Acrescentou ainda que a assinatura de um convênio pode beneficiar tanto a Unesp como a Inova.

“A universidade pode crescer, ter experiência aos estagiários e pesquisadores, enquanto que à comunidade podem ser revertidas atividades de ensino, ou seja, alunos da cidade poderão aprender melhor sobre química, ciências e ter os benefícios da pesquisa”.

Sobre o projeto do Governo Municipal, Gustavo disse que a estrutura do prédio é muito boa e que era algo que a cidade precisava. “Em termos de equipamento, em específico para química, precisamos nos aprofundar, mas o projeto será ótimo à cidade e esperamos colaborar para que a Inova cresça e consiga atender cada vez mais pessoas”.

Para o diretor-presidente da Inova, Bruno José Garcia Carnelóss, que recebeu os professores e explanou sobre o projeto, a interação com a Unesp é de muito valia, principalmente no que diz respeito a pesquisa e extensão, que são princípios da fundação.

“Eles ficaram empolgados com tudo que temos a disposição. Como a pesquisa é uma área bem explorada pela universidade e é um dos princípios da Inova, vimos essa possível parceria com bons olhos, até mesmo para fomentarmos essa área”, concluiu, Bruno. Além dos já citados, o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, também esteve presente.