A Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou nesta quinta-feira (24/5) em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego, Regional de Presidente Prudente, no Centro Cultural Matarazzo, um evento sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho, que contou com a participação do vice-prefeito Douglas Kato.

O vice-prefeito Douglas Kato recepcionou os participantes e destacou que os maiores desafios são em relação à qualificação e a questão da acessibilidade. “Estamos aqui para nos colocarmos como parceiros e para somar esforços”, disse. Segundo Kato, “muitas contratações ocorrem por conta da lei, mas o que as pessoas querem é mostrar sua capacidade e seu potencial”.

O encontro contou com a palestra com a auditora Fiscal, Simone Jaqueline. Participaram do evento, representante do Setor de Reabilitação Profissional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Núcleo TTerê de Trabalho e Realização, que qualifica a pessoa com deficiência e ampara as empresas na inserção destas pessoas no mercado de trabalho.

De acordo com a Coordenadora Eliane Ferrari Chagas, é uma ação que envolve convocação de empresas para o cumprimento da Lei de Cotas e, ao mesmo tempo, um momento de orientação e informação dentro desta temática.

Segundo ela, trata-se de uma ação orientadora, de preocupação e entendimento das necessidades desta sociedade, buscando não somente cobrar, mas educar, dar oportunidades a todos de apresentar também suas dificuldades, partilhar experiências para encontrarmos caminhos para adotar posturas que possam contribuir para uma sociedade mais inclusiva.