A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) através do Projeto Criança Cidadã realizou neste sábado (19/05), a troca de faixa de Karatê de 35 crianças atendidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento ocorreu no Centro Esportivo da Unoeste.

Na ocasião, houve a premiação e entrega de medalhas de participação, assim com as faixas de graduação foram entregues pelos pais ou familiares presentes.

A entrega foi feita sob direcionamento do Professor Sensei Carlos Augusto Carvalho, Faixa preta 5 Dan , Prof. de Educação Física, Mestre em Educação e envolveu 35 crianças e adolescentes, educandos do SCFV Criança Cidadã dos núcleos Nochete e Sabará e seus familiares.

Foram convidados e atuaram como avaliadores: Zirleide Cocato, faixa preta 1, professora Educação física Mestranda em educação e Dan. Rodrigo Ferreira Carvalho, faixa preta 2 Dan, que destacaram a importância da presença e do apoio dos pais no desempenho das crianças e adolescentes como também acompanhamento dos Educadores.

O evento teve início com a fala do Prof. Carlos aos pais e educadores explicando o objetivo da graduação de pontuar e atribuir faixa correspondente ao grau alcançado, uma vez que a avaliação de fato ocorre no cotidiano das aulas, observando superação e desempenho. Em seguida, os educandos se apresentaram em grupos por graduação (faixa), branca, amarela, vermelho e laranja.

Foram entregues troféus de destaques aos educandos: Carlos Augusto, Lorenzo Nicolau, Emilly Mikaely e mérito Kemilly Vitória do Núcleo Nochete. André Dacome Ismael, Matheus Rodrigues de Araújo e mérito Julia Oliveira Peregrino, foram os destaques do Núcleo Sabará.

De acordo com a coordenadora técnica do projeto, Sinome Tomiazi, “foram momentos emocionantes em que percebemos a ansiedade das crianças e adolescentes e a satisfação dos familiares presentes ao observarem os avanços de seus filhos”, disse.

Segundo ela, “era visível o contentamento dos profissionais com o desempenho dos educandos. Sem dúvida, um momento que além da interação promoveu a aproximação, a motivação e a satisfação em ver que o que fazemos por nossas crianças e adolescentes têm dados bons resultados”.

- Agenda:

No próximo sábado (26/05) ocorrerá novo exame para troca de faixas, desta vez com Crianças e adolescentes educandos do Núcleo Morada do Sol.

- Sobre o Projeto Criança Cidadã

Criança Cidadã: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende aproximadamente 310 crianças e adolescentes em 04 Núcleos descentralizados: Alexandrina. Morada do Sol, Nochete e Sabará, em horário contrário ao escolar. O projeto oferece diariamente atividades com temas transversais Cidadania, Prevenção às violências, Prevenção ao trabalho Infantil etc. desenvolvida pelos Educadores Sociais que são a referência dos grupos, e também atividades na área de esporte, lazer, artístico cultural: Karatê, Música, capoeira, grafite, Hip Hop, entre outras.