Um dia para mobilização geral para eliminar de vez um inimigo comum do poder público, iniciativa privada, moradores da cidade: os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Esse vai ser o objetivo do Dia da Faxina, evento que será realizado no dia 8 de junho (sexta-feira), e que quer mobilizar toda a cidade. O mosquito é transmissor também da febre chikungunya, zika vírus e febre amarela.

A ação pretende que cada empresa, comércio, indústria, prestador de serviço e que dentro de casa, as pessoas parem e se dediquem a vasculhar os ambientes para tentar encontrar eliminar algum foco ou criadouro do mosquito.

Nesta verdadeira luta estão mobilizados agentes públicos com o coordenador do Comitê de Combate à Dengue, Carlos Santana Kal, o chefe de gabinete da Prefeitura, Marcos Tadeu, a diretora da VEM, Vigilância Epidemiológica Municipal, Elaine Bertacco e o promotor do MPE, Ministério Público Estadual, Mário Coimbra.

“Devemos parar e revirar tudo, olhar nas calhas, nos quintais das casas, nos escritórios que possuem mangueira de vazão do ar-condicionado, nos vasos de plantas, enfim, olhar tudo oque possa armazenar larvas do mosquito”, disse Bertacco.

Segundo a diretora da VEM, a data escolhida é estratégica, uma vez que estamos em um período seco, que antecede julho, mês escolhido pelo Governo Estadual, para promover campanha para eliminar criadouros.

A ação visa prevenir o aparecimento de uma epidemia de dengue, que pode ocorrer na época das chuvas com a chegada do verão.

“Estamos atualmente com 25 casos de dengue confirmados em 2018, contra 15 casos confirmados no ano passado. A população já sabe o que deve ser feito, já foi educada a como evitar os criadouros, precisamos agora de atitudes para evitar uma epidemia, uma proliferação de casos, como ocorreu em 2015/16”, concluiu Bertacco.