O Centro de Referência do Idoso (CRI) Feliz Idade de Presidente Prudente, localizado na Rua Ribeiro de Barros, 1347, promoveu nesta sexta-feira (11/05) a 2º Feira de Artesanatos alusiva ao Dia das Mães, das 8h às 11h30 com exposição e venda de trabalhos confeccionados por cerca de 80 idosos, que frequentam o espaço.

A feira integra o calendário de atividades. Serão duas feiras por ano, em maio, alusiva ao Dia das Mães e em dezembro, ao Natal. No Centro de Referência estão cadastrados mais de 280 idosos, que participam diariamente das atividades físicas na Academia da Terceira Idade (ATI).

Conforme a gerente do Centro de Referência, Elen Regina Henares Castilho, a feira de artesanatos visa oferecer um possibilidade dos idosos mostrarem suas habilidades, além da interação social. “Esses trabalhos manuais agradam bastante aos idosos”.

De acordo com o fisioterapeuta Caio Marcelus Neves Damata, essas ações que são abertas ao público visam mostrar os trabalhos que os idosos realizam, já que muitas vezes eles não têm essa oportunidade. “A intenção é criar uma tradição para realizar pelo menos duas feiras por ano”, adianta.

No Centro de Referência também foram expostos os trabalhos manuais como fuxicos e outros confeccionados na oficina terapêutica com a psicóloga Juliana Paula de Oliveira e assistente social Gisleine da Silva Oliveira. A oficina é realizada há dois meses.

Trata-se de um grupo terapêutico que visa à reabilitação psicossocial e atende idosos geralmente com depressão, que são encaminhados pela rede de proteção. “Realizados o acolhimento e analisamos o projeto terapêutico para cada idoso. O artesanato funciona como uma oficina terapêutica” resume a psicóloga.

A aposentada Julia Maria Peres, 68 anos, que frequenta o local disse que participar da feira é uma excelente oportunidade. “Além da oportunidade de fazer exercícios, o espaço oferece uma forma de interagir com outras amigas que também fazem artesanatos”, comenta. A aposentada também irá expor neste sábado (12) na Praça 9 de Julho, das 9h às 15h.

Serviço: O Centro de Referência Feliz Idade fica na Rua Ribeiro de Barros, 1.347, Vila Dubus, próximo a área central de Prudente. Mais informações (18) 3222-7700.