O Governo de Presidente Prudente informa que o prédio em questão, localizado na Avenida Brasil, em frente ao terminal rodoviário, pertence à Coordenadoria de Assistência Integral (Cati), de responsabilidade da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. A administração municipal, inclusive, já havia notificado por duas vezes a Cati (em setembro de 2017 e abril de 2018) para executar a limpeza geral e fechamento do imóvel, pois estava sendo usado para práticas ilícitas.

A equipe do Centro de Referência em Assistência Social – População de Rua (Creas-POP), sempre acompanhada da Polícia Militar, realizava o cadastro e acompanhamento das vulnerabilidades da população que ocupava aquele espaço e, de acordo com sua situação, sugeria o encaminhamento para o serviço adequado, no entanto, é importante ressaltar que a secretaria não pode obrigar o cidadão a sair do local.

O mesmo ocorre com a população em situação de rua, que é abordada continuamente pela equipe de assistência. A sede do Creas-POP atende aproximadamente 70 pessoas por dia, onde eles podem tomar banho, se alimentar, passar por consultas com equipe multidisciplinar e receber medicamentos de acordo com as eventuais patologias de que são acometidos. Caso queiram, também podem solicitar a internação nas casas de recuperação do município. A municipalidade também dispõe do Serviço de Acolhimento à população de Rua (antiga Casa de Passagem), onde são oferecidos os mesmos serviços do Creas-POP, além de ajuda para reinserção ao mercado de trabalho e reaproximação com as famílias.