A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está prevista para acontecer de 23 de abril a 1º de junho de 2018. A campanha terá como grupo alvo: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhador de saúde, professores, indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Considerando a entrega parcelada da vacina Influenza neste momento, a Campanha será realizada nas seguintes etapas:

- a partir do dia 23 de abril: profissionais de saúde e as pessoas com 60 anos ou mais de idade;

- a partir do dia 2 de maio: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas;

- a partir do dia 9 de maio: comorbidades, professores e os privados de liberdade.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório de elevada transmissibilidade e distribuição global. Transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

É importante que a população tenha como hábito a higienização das mãos com água e sabão, carregue consigo um frasco de álcool gel, caso não consiga lavar as mãos, e que ao espirrar e tossir use o antebraço ao invés das mãos ou tampe o nariz com lenço descartável (etiqueta respiratória); Evite locais fechados e aglomerados.

A complicação da influenza, que mais frequentemente leva a hospitalização e a morte é a pneumonia, que pode ser causada pelo próprio vírus ou por infecção bacteriana. A maioria das mortes em população não vacinada ocorre em idosos. As maiores taxas de hospitalizações são em crianças menores de cinco anos. Em relação ao risco de complicações é muito alto em gestantes, principalmente no terceiro trimestre de gestação.

Portanto é muito importante a população que pertence aos grupos prioritários procure qualquer unidade de saúde que tenha sala de vacina para se imunizar. A prevenção é a melhor opção.

Presidente Prudente, neste momento consta com dois casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.