Ainda dá tempo para contribuir financeiramente com 17 entidades de Presidente Prudente, que juntas desenvolvem 23 projetos assistenciais e atendem mais de 2.500 crianças e adolescentes. Para isso, basta destinar a declaração do imposto de renda, que pode ser feita até o dia 30 de abril. O contribuinte deve optar pelo modelo completo de declaração. Empresas, ou pessoas jurídicas também podem aderir à iniciativa.

A estimativa do Gepac – Grupo de Empresários e Profissionais Amigos da Criança, juntamente com o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, é ambiciosa: arrecadar R$ 1,5 milhão, superando em cerca de 15% os 1,3 milhão angariados no ano passado.

Segundo Marina Zanelato Costa, presidente do CMDCA, tais destinações proporcionam transformações na vida de crianças, adolescentes e famílias, que se encontram em situação de risco social, apoiando-os para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.

“Os recursos arrecadados para esta campanha provêm do Imposto de Renda, podendo ser captados tanto por pessoas físicas, por meio de destinações realizadas via boleto no site do Gepac [onde os contribuintes do IRPF devem declarar no modelo completo, e o valor destinado deve atender o limite de 6% do imposto devido ou restituição], ou mediante destinação direta na declaração de ajuste anual”, explica Zanelato.

O prefeito Nelson Bugalho vê a iniciativa como “um gesto nobre de solidariedade”, não apenas dos membros envolvidos diretamente com o projeto, mas também da população que aceita colaborar. “Infelizmente, sabemos que a maior parte dos valores arrecadados em nossa cidade não retorna para cá. Ao destinar esses recursos ao fundo, temos a certeza de que o dinheiro será verdadeiramente revertido em ações que transformam a vida de nossa sociedade”, enfatiza.

As declarações das pessoas jurídicas devem ser tributadas no lucro real e a destinação deve atender o limite de 1% do imposto devido. No caso de empresas é importante destacar a forma de apuração do imposto que tanto pode ser trimestral (as empresas podem realizar destinação de 1% do seu imposto nos meses de fechamento, março, junho, setembro e dezembro) ou por apuração anual (empresas podem realizar a destinação de 1% do seu imposto, via boleto no site do Gepac, em dezembro).

É importante que o interessado em colaborar informe isso ao contador no ato da declaração. Além das próprias empresas de contabilidade, é possível solicitar pelo telefone (18) 2104-1186 ou pelo site www.gepac.org.br.