A Oficina de Percurso da Juventude com os jovens aprendizes da RASC - Rede de Assistência Socioeducacional Cristã foi concluída nesta terça-feira (17/04). Ao todo, 20 jovens entre 16 e 18 anos participaram das atividades.

Na oportunidade, o coordenador da Juventude, Juliano Borges, representou o prefeito Nelson Bugalho. Estiveram presentes, a assessora de projetos, Michele Oliveira, e monitora de projetos, Suelen Malacrida, e do psicólogo Vinicius Costa, todos da Juventude. Representaram a RASC, Karina Smerdel e Daniele Calixto.

O objetivo do projeto é de orientar os jovens a se apropriarem de sua história e reposicionarem a frente das oportunidades, de forma que estabeleçam propósitos e planejem seus passos para remover os obstáculos visando alcançar suas metas.

Os jovens da RASC participaram de cinco encontros, com duração de duas horas, num espaço coletivo, de troca, aprendizado mútuo e reflexão conjunta, no qual cada um pode individualmente produzir o seu Mapa (Metas e Ações para a Autonomia), analisando seu próprio percurso, identificando alternativas e fazendo escolhas.

O trabalho é auxiliar os jovens a compreenderem sua situação no contexto em que estão, e ajudá-los a tomar decisões fazendo escolhas entre as alternativas existentes.

O Mapa tem por objetivo levar os jovens a se apropriarem de sua história (passado), reposicionarem-se frente às oportuni¬dades (presente) e, a partir daí, estabelecerem seus propósitos, planejando passos para remover obstáculos e alcançar objetivos (futuro).

Na totalidade, o projeto prevê 24 oficinas, total de 10 horas divididas em cinco encontros de duas horas. Para cada turma são esperados 30 jovens, que são indicados pelas entidades parceiras. Ao todo, serão mais de 700 jovens atendidos pelo projeto.

A ação é uma iniciativa do programa Estação Juventude da Coordenadoria da Juventude em parceria com as entidades parceiras: Fundação Mirim, Casa do Aprendiz Cidadão, Fundação Gabriel de Campos e Rasc Aprendiz.