O prefeito Nelson Bugalho e o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, conferiram nesta segunda-feira (16/04) o andamento da instalação dos equipamentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte de Presidente Prudente, bem como a preparação para a inauguração, prevista para ocorrer no dia 26 de maio.

De acordo com o secretário de Saúde, “a parte de construção e infraestrutura da UPA da Zona Norte está totalmente pronta; no que diz respeito à instalação do mobiliário e equipamentos de saúde já estão 99% entregues, sendo que nestes dias que ainda faltam será tudo finalizado”.

Conforme o secretário de Saúde, “a questão que está sendo analisada com muito cuidado pela equipe de Governo é o custeio da UPA. Estamos verificando duas situações: a primeira é um estudo técnico de reestruturação da rede de urgência e emergência do nosso município. A segunda é o estudo econômico e financeiro de acordo com orçamento do município”, explica.

Com a entrega da UPA Zona Norte o custeio mensal será de aproximadamente R$ 800 mil, que será custeado pelo município de Prudente. O secretário destacou que envolvem despesas, como folha de pagamento da equipe de trabalho (médicos enfermeiros auxiliares, dentistas, escriturários, serviços gerais, outros), fornecimento de medicamentos, manutenção do prédio, dentre outras despesas.

A visita foi acompanhada pelo secretário de Assuntos Especiais, Vanderlei Teodoro, a gerente da UBS Cohab, Meire Tolosa e o agente de coordenação, João Barbosa Ferreira.

Sobre a UPA:

Para a construção da UPA, foram empenhados recursos federais na ordem de R$ 3 milhões através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), enquanto o governo municipal entrou com uma contrapartida no porte de 320 mil e viabilizou a área para construção.

Para equipar a UPA com aparelhos e equipamentos de saúde, mobiliário a Prefeitura de Prudente investiu mais de R$ 2 milhões de recursos próprios.