A comunidade prudentina compareceu em peso à cerimônia de entrega da Praça do Centenário, localizada no Parque do Povo. Autoridades políticas, militares, religiosas e civis se misturavam a dezenas de famílias que, a partir da noite desta sexta-feira (13/04), ganharam mais uma opção de lazer e confraternização ao ar livre.

Com 16 mil metros quadrados de área total e mais de 11 mil de área construída, a praça chama a atenção pelo requinte de seus detalhes, que remontam à geografia e à história de Presidente Prudente. À noite, o espaço ganha ainda mais vida, com a iluminação de Led que dá ainda mais vida aos monumentos ali instalados.

“Essa praça é repleta de simbolismo. Este monumento principal, de quase 9 metros de altura, representa os dois coronéis fundadores da cidade [Coronel Marcondes e Goulart], que eram brigados, mas que se uniram para fundar e desenvolver a nossa cidade, mas também representa a união do povo de nossa cidade. O mapa desenhando no solo o mapa de Presidente Prudente, com todas as suas regiões, distritos, rios, a rosa dos eventos apontando as zonas norte, sul, leste e oeste. O monumento de entrada representa o prudentino de braços abertos para receber o seu povo, que é exatamente a mensagem que queremos deixar com essa praça”, enalteceu o prefeito Nelson Bugalho, durante o seu discurso.

Após a cerimônia de entrega da praça, foi aterrada uma cápsula do tempo, com mensagens, fotos e documentos de diversas entidades que, direta ou indiretamente, participaram do centenário de Presidente Prudente. A cápsula só será aberta em 2067.

Também houve a entrega das obras de restruturação da rotatória “Doutor Luciano de Souza Pinheiro”, com a presença de familiares do saudoso advogado.

Para encerrar a noite, os artistas prudentinos Adriana Cavalcanti e Da Silva conduziram a festa com interpretação de clássicos da música brasileira.

A praça

Projetada pelo arquiteto Maurício Fernandes, a praça está localizada no coração do Parque do Povo, entre a Fundação Mirim e a sede da 29ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Na praça foram assentados mais de 4 mil metros de calçamento que usou pedras portuguesas, tijolo aparente e piso intertravado, que é permeável e favorece a absorção da água.

Possui no solo em alto relevo a “Rosa dos Ventos”, revestida em granito e que simboliza os quatro pontos cardeais da cidade. Também tem em destaque os rios que fazem a divisa do município, o Rio do Peixe, o Rio Mandaguari, e o Rio Santo Anastácio.

O solo da Praça tem a representação do mapa de Presidente Prudente, na escala de um pra mil, ou seja, é mil vezes menor que o tamanho real.

Outro ponto representativo é a localização dos nossos distritos e da rodovia Raimundo Maiolini, que faz a interligação entre eles.

Outro destaque da representação é a ferrovia, o marco da criação das nossas cidades, a nossa primeira rede de ligação e conexão com as outras regiões do estado e do país.

A concepção da praça é que ela seja além de um local de encontro um local de aprendizado e para todos. Assim tudo o que está representado no solo está também em um mapa tátil, com informação em braile.

Foram disponibilizados em média 30 funcionários do Parque de Obra que trabalharam todo o dia, e ainda os funcionários das empreiteiras contratadas.

Foram instaladas todas as luminárias e postes de iluminação de Led (que são mais eficientes e econômicas do que as tradicionais), e um imenso trabalho paisagístico 40 palmeiras imperiais que contornam a praça. Também compõem o paisagismo mudas de jequitibás, ipês, quaresmeiras, flaboyants, entre outras.